Análise de propostas para captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Desporto acontece até 14 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida

A Comissão de Seleção, Avaliação e Monitoramento (Cosema), ligada à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer já começou a análise das propostas de novos projetos esportivos interessados na captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Desporto (Lide). Foram protocoladas 79 propostas por entidades e pessoas físicas interessadas em realizar trabalhos esportivos na cidade.
Até o dia 14 de abril, a Cosema fará a análise documental das propostas apresentadas. Já nos dias 15 e 16 de abril, o Conselho Municipal do Desporto (CMD) se reunirá para fazer as deliberações finais e definir os projetos habilitados para a captação do recurso. A previsão é que no início de maio, os projetos aprovados recebem o CID para que possam iniciar as captações.
“A Cosema está realizando uma análise criteriosa sobre as documentações apresentadas pelos proponentes de projetos. Este é uma etapa fundamental porque garante que as propostas estão de acordo com o que está previsto na legislação. A Lide é um instrumento importante para o desenvolvimento do esporte em Mogi das Cruzes e para ampliar o atendimento à população”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib.
A Lide é uma legislação que permite que empresas e pessoas físicas destinem parte dos valores devidos em impostos municipais para a realização de projetos esportivos, que beneficiam a comunidade. No ano passado, a Prefeitura reformulou a legislação, para deixá-la mais acessível, democrática e transparente. As mudanças foram aprovadas pela Câmara Municipal no final do ano passado e lançadas em fevereiro.
Puderam apresentar projetos pessoas físicas ou jurídicas (organizações da sociedade civil e demais entidades do terceiro setor), devidamente qualificadas para a apresentação e execução de projetos esportivos amadores e/ou de alto rendimento. Os projetos aprovados receberão o Certificado de Incentivo ao Desporto, documento que autoriza o início da captação de recursos. A partir dessa etapa, os proponentes poderão buscar apoio junto a pessoas físicas e jurídicas do município, por meio da destinação de impostos como IPTU e ISS.
Avenida Pedro Romero será interditada neste sábado para obras de acesso a condomínio
Programação do Mogi Abraça o Centro deste sábado (13/06) é suspensa devido à previsão de chuva
Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece Conjunto Cláudia, Vila Horizonte e Vila Pauliceia, na quarta (17)
Prefeitura de Mogi das Cruzes lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros
Último dia para cadastro de missão técnica de produtores mogianos à Hortitec 2026, em Holambra