Prefeitura realiza audiências públicas para definição de planejamento financeiro para os próximos anos
Secretaria de Finanças
Debate será sobre Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, garantindo a participação popular na organização das receitas e despesas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, inicia nesta semana uma sequência de três audiências públicas: duas sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período 2026-2029 e uma para abordar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. As reuniões serão realizadas no auditório da Prefeitura, nos dias 13, 16 e 19 de agosto (veja abaixo a programação). O objetivo é promover o debate público e garantir a participação popular no planejamento financeiro.
O PPA é a primeira etapa da organização financeira e orçamentária de um período de quatro anos. Trata-se de um resumo de todas as metas que o município realizará, sejam elas atividades contínuas ou projetos de investimento. Tudo é detalhado em forma de programas e ações, contemplando estimativas de receitas e despesas.
Após a conclusão, o projeto do PPA deverá ser remetido à Câmara Municipal até 31 de agosto, para apreciação e votação dos vereadores.
Posteriormente, com base no Plano Plurianual, o município elabora, todos os anos, a LDO, que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA. Por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifica valores (receitas e despesas) para os objetivos traçados na LDO.
Componentes do PPA
O Plano Plurianual é composto de diretrizes, objetivos e metas. As diretrizes são os resultados gerais que a administração quer alcançar. Cada diretriz é composta por um ou mais programas.
Os objetivos expressam a vontade de solucionar as demandas, carências ou problemas do município. Cada objetivo corresponde a um Programa de Governo, que por sua vez é composto de uma ou mais ações.
Por fim, as metas apresentam a quantificação do que será feito (meta física) e o investimento (meta financeira) em cada ação dos programas.
Calendário das audiências públicas:
13/08/2025 – PPA
Das 18h30 às 20h30
16/08 – PPA
Das 10h às 12h
19/08/2025 – LDO
Das 18h30 às 20h30
Local: Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Endereço: Avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico
Serviços essenciais funcionam normalmente amanhã e no feriado do Dia de Finados
Prefeitura de Mogi disponibiliza linha de ônibus de Biritiba Ussú para cemitério de Taiaçupeba no Dia de Finados
Centro de Controle de Zoonoses realiza desinsetização nos cemitérios municipais antes do feriado de Finados
Copa Mogi de Futebol Amador tem primeiros classificados para as quartas de final
Prefeitura de Mogi das Cruzes convida comerciantes para participarem do Mutirão de Empregos