Mogi das Cruzes é selecionada para participar de sprint sobre contratações abertas com organização internacional
Secretaria de Governo e Transparência
Iniciativa da Open Contracting Partnership, em parceria com a Transparência Brasil, vai fomentar boas práticas em dados abertos e compras públicas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi uma das três cidades brasileiras selecionadas para participar do novo sprint Contratações Abertas, realizado pela Open Contract Partnership, em parceria com a Transparência Brasil. A iniciativa reúne governos comprometidos com a melhoria da transparência, eficiência e participação social nos processos de compras públicas. Além de Mogi das Cruzes, as cidades de Niterói (RJ), Curitiba (PR) também foram selecionadas.
Durante o sprint, a equipe técnica das áreas de transparência, gestão de qualidade e compras da Prefeitura participará de uma série de encontros formativos e estratégicos, incluindo master classes semanais, sessões de mentoria individualizada e uma mentoria para um projeto de melhoria para os processos do município. A jornada será focada em boas práticas em dados abertos, fortalecimento da participação de fornecedores e desenho de contratações centradas no usuário.
"A seleção de Mogi das Cruzes para essa iniciativa internacional é um reconhecimento do trabalho sério e comprometido que temos feito para tornar a gestão pública mais transparente, eficiente e conectada com as necessidades da população. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca especialistas respeitados na área, que certamente vai contribuir para aprimorar nossas políticas de compras e fortalecer a confiança da sociedade na administração pública", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Sever, lembrou que a inclusão de Mogi no projeto é resultado dos trabalhos iniciais desta gestão visando os avanços nos dados abertos: “A participação da Prefeitura de Mogi das Cruzes neste sprint é uma das várias iniciativas de promoção da transparência, integridade e dados abertos que vamos promover em parceria com instituições respeitadas no campo, como a Open Contract Partnership e a Transparência Brasil. Ficamos honrados pela seleção e tenho certeza que a cidade ganhará muito em eficiência a partir dos aprendizados e trocas com os especialistas destas organizações”, disse o secretário de Governo e Transparência Guilherme Sever.
As atividades tiveram início em 18 de junho, com uma sessão online dedicada aos dados de contratação e seus usos para melhorar os gastos públicos e a competitividade nas licitações, abordando também os critérios de referência os indicadores RDC7 e RDC8 da What Works Cities, que tratam sobre abertura e o compartilhamento de dados em todo o ciclo de vida do processo de aquisição a fim de aumentar a competitividade das ofertas e fortalecer a transparência e a responsabilidade das aquisições e melhora nos sistemas de compras públicas para facilitar aos fornecedores fazer negócios com a prefeitura, projetando oportunidades de contratação para que mais fornecedores possam responder e/ou investindo na capacitação de fornecedores, respectivamente."Ficamos muito felizes em receber essa notícia, já que temos todo interesse em aprimorar nossos processos de compras e contratações, tornando os fluxos mais bem desenhados, eficientes, adequados à legislação e transparentes", disse o coordenador de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Gestão e Contratações Públicas, Clovis da Silva Hatiw Lu Junior.
A participação de Mogi das Cruzes reforça o compromisso da administração municipal com a inovação, a integridade e a melhoria contínua dos serviços públicos por meio de dados, evidências e diálogo com a sociedade.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra projeto nacional para reduzir infecções em UTIs

Prefeitura de Mogi acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera

Guarda Civil Municipal localiza veículo roubado e prende dois suspeitos em Jundiapeba

Secretaria de Agricultura amplia ações para incentivar o cultivo e consumo de hortaliças entre os mogianos