Operação Cata-Tranqueira percorrerá o Alto da Boa Vista e Mogi Moderno neste sábado, dia 15
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

A Operação Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, atenderá neste sábado (15/6), a partir das 7 horas, o Alto da Boa Vista e Mogi Moderno I (da avenida Presidente Getúlio Vargas até a avenida Francisco Ribeiro Nogueira). Quem vive na região deve deixar nas calçadas em frente de casa os itens que queira descartar. A Operação Cata-Tranqueira foi ampliada recentemente para atuar em todas as regiões da cidade.
A iniciativa faz parte do Plano de Zeladoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, juntamente com o Programa Cidade Bonita, que é o mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, com o objetivo de deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano.
Orientações
A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente às suas casas os itens que desejam descartar. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.
O serviço também é importante para a saúde pública, já que o descarte correto de inservíveis auxilia no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Importante: entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.
A programação da Operação Cata-Tranqueira, assim como do Mutirão Cidade Bonita, estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura.
12ª edição do Seu Amigo Pet será realizada no Santo Ângelo, com inscrições para castração no dia 24
Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe ambulância do Ministério da Saúde para reforçar o Samu
Plano de Arborização Urbana realiza 2ª fase do plantio de mudas no Corredor Nordeste
Projeto “Resíduo Vira Muda” estará no Parque Centenário neste domingo (22/3), no evento do Dia Mundial da Água
Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA)