Prefeitura de Mogi abre Novembro Azul com ação de prevenção à saúde para servidores
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Atendimento na Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria marcou o início da campanha, que terá coleta de PSA nas unidades de saúde, atividades educativas e Dia D no Largo do Rosário



A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta quinta-feira (05/11) a campanha Novembro Azul 2026, com uma ação de prevenção à saúde do homem na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria.
Durante a manhã, os mais de 300 servidores da pasta tiveram acesso à coleta do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e à aferição da pressão arterial. A escolha da Secretaria levou em consideração o perfil do quadro funcional, formado majoritariamente por homens. Dos 326 servidores, 311 são homens, o equivalente a 95,4% do total. A média de idade dos servidores é de 52 anos.
A iniciativa levou os serviços preventivos ao próprio ambiente de trabalho, facilitando o acesso dos profissionais que atuam em atividades operacionais, como manutenção urbana, conservação de espaços públicos, operação de máquinas e serviços de infraestrutura.
Os servidores receberam, na semana anterior, as orientações de preparo para a coleta de PSA. O exame de sangue é utilizado na avaliação da saúde da próstata e sua indicação deve considerar fatores individuais, histórico de saúde e avaliação profissional. A campanha prevê a oferta para toda a população masculina a partir dos 45 anos.
A campanha Novembro Azul segue em toda a cidade para ampliar o acesso à informação e incentivar os homens a manterem os cuidados com a saúde durante todo o ano. Além da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha aborda temas como saúde mental, sono, estresse, vacinação, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hábitos saudáveis.
A programação em Mogi terá atividades educativas nas salas de espera das unidades de saúde, coletas de PSA e ações de orientação sobre a saúde masculina. As coletas de PSA nas UBSs e USFs estão previstas para os dias 11, 18 e 25 de novembro, até as 14h, respeitando o horário de abertura de cada unidade.
As salas de espera terão como tema “Novembro Azul + Câncer de próstata: mitos e verdades”, com atividades previstas para os dias 3, 5, 10 e 12. Nos dias 16 e 23, as orientações abordarão saúde mental, sono, estresse, fatores de risco, sintomas e a importância da avaliação individualizada.
A vacinação contra o HPV também será tema de orientação nos dias 6, 13 e 24 de novembro, com reforço das informações sobre os públicos elegíveis.
Dia D
No dia 19 de novembro, a Prefeitura de Mogi realizará o Dia D da campanha, no Largo do Rosário, com coleta de PSA, testagem de ISTs, aferição da pressão arterial, vacinação e orientações em saúde.
Os pacientes que apresentarem alterações nos resultados dos exames durante a campanha serão encaminhados para acompanhamento e tratamento na Unica, da rede municipal, ou no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), da rede estadual, por meio de uma parceria firmada pelo município para atender à demanda.
Sobre o câncer de próstata
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença representa cerca de 30% dos casos de câncer no sexo masculino e registra mais de 17 mil mortes por ano no País.
Quando identificado precocemente, na fase inicial, o câncer de próstata pode apresentar taxas de cura de até 90%, reforçando a importância de ser identificado precocemente.
Maior programa de monitoramento do Alto Tietê, Smart Mogi supera a marca de 200 prisões
Sipat 2026 termina com centenas de participantes e destaque para informações sobre saúde e previdência e ação social
Controladoria-Geral inicia ciclo de visitas para acompanhamento de parcerias com Terceiro Setor
Prefeita Mara Bertaiolli entrega óculos gratuitos para alunos de escolas municipais na Chácara Santo Ângelo
Prefeitura de Mogi abre Novembro Azul com ação de prevenção à saúde para servidores