Núcleo de Tomografia realiza 744 exames em dois meses e amplia acesso de mogianos a diagnóstico
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Tempo de espera por exame de imagem foi reduzido em 59,5% em apenas 60 dias de atendimento no novo espaço entregue pela Prefeitura de Mogi das Cruzes

O Núcleo de Tomografia Computadorizada da Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) Jundiapeba, entregue pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no dia 6 de abril, realizou 744 exames em dois meses de funcionamento, reduzindo o tempo de espera em 59,5% e ampliando o acesso dos mogianos a diagnósticos.
Desde o início dos atendimentos, foram 793 exames agendados, dos quais 744 foram efetivamente realizados, resultando em um índice de absenteísmo (pacientes que agendaram e não compareceram no dia do exame) de 6%.
“Tivemos um índice de absenteísmo que consideramos baixo no primeiro e no segundo mês de funcionamento, de 7% e 6%, respectivamente. A nossa média geral de absenteísmo em exames realizados na rede municipal é de 20%. Isso mostra que a adesão dos mogianos ao tomógrafo está sendo rápida e muito positiva”, avalia a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Em abril, foram 322 exames agendados e 301 realizados, registrando índice de ausência de 7%. Em maio, o Núcleo ampliou a produção, chegando a 399 exames agendados e 371 realizados, mantendo o percentual de absenteísmo em 7%. Nos primeiros cinco dias de junho, foram 72 exames agendados e todos realizados, sem faltas registradas, o que gerou uma média total de absenteísmo, nos dois meses de atendimento, de 6%.
Inaugurado em abril deste ano, pela prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis, o Núcleo de Tomografia Computadorizada representa um avanço histórico para a saúde pública do município. Instalado em um complexo construído na UNICA Jundiapeba, o equipamento integra o programa Pró-Exame e foi projetado para realizar até 400 exames mensais, reduzindo o tempo de espera e evitando que pacientes precisem se deslocar para outras regiões da cidade em busca do diagnóstico.
"Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Conseguimos aproximar um exame de alta complexidade da população, agilizando diagnósticos e permitindo que os pacientes iniciem seus tratamentos com mais rapidez. Isso representa mais dignidade, mais acesso e mais eficiência para os mogianos”, completa a secretária Rebeca.
O Núcleo de Tomografia Computadorizada de Jundiapeba beneficia diretamente cerca de 80 mil moradores do distrito, além de regiões vizinhas. Os exames são realizados após encaminhamento feito por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs).
Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para oficina sobre como ampliar vendas utilizando a nova Lei de Licitações
CRESCER receberá programação de palestras sobre Inteligência Artificial a partir de segunda-feira (22/06)
Diário Oficial do município passa a publicar semanalmente solicitações na área de licenciamento ambiental
2ª edição da Carreta do Museu Catavento passará por 74 municípios e chega a Mogi na terça-feira (23/06)
Caminho do Sal celebra 12 anos com passeio ciclístico e lançamento de nova Ciclorrota da Mata Atlântica