Guardas municipais participam de capacitação sobre atendimento a pessoas com TEA

Secretaria de Segurança

20 de março de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) foi tema de um treinamento realizado nesta segunda-feira (20/03) para 32 guardas municipais de Mogi das Cruzes. A ação foi realizada na Escola de Governo e Gestão e faz parte das ações de capacitação contínua da corporação, visando a melhoria constante do atendimento à população.

A capacitação foi dividida em dois períodos. Durante a manhã, o trabalho foi focado nas orientações teóricas aos participantes. O tema foi discutido com a psicopedagoga e neuropsicopedagoga Tuani Ribeiro, a advogada e presidente da Comissão de Defesa dos Autistas da OAB/SP, Fabíola Prince, a terapeuta ocupacional Cinthia França, a pedagoga e psicomotricista Daiane Conceição e a psicóloga e analista do comportamento Ana Flávia Bernini.

Já à tarde, as atividades se concentraram em ações práticas de abordagem, ministradas pelo tenente André Belarmino, comandante do Policiamento Rodoviário no Alto Tietê.

“As pessoas com transtorno do espectro autista necessitam de uma abordagem específica e, por isso, é muito importante que nossos guardas municipais estejam treinados e preparados para realizar estes atendimentos”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Ele lembrou que grupamentos como a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha, além do projeto Anjos da Guarda, têm contato frequente com este público, principalmente crianças. “Este aspecto torna ainda mais importantes a capacitação desta segunda-feira e os resultados que ela trará no trabalho da Guarda Municipal”, completou. 

Além de guardas municipais que atuam nestes grupamentos, também participaram das atividades, agentes da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), da Patrulha Ambiental, das viaturas de patrulhamento de área e da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que realiza o atendimento telefônico de ocorrências e realiza o monitoramento da cidade, por meio de câmeras.