Prefeitura de Mogi das Cruzes reúne mais de 300 pessoas no Open Data Day 2024

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

06 de março de 2024

O Open Data Day 2024 - o Dia de Dados Abertos, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, reuniu mais de 300 pessoas no Centro Universitário Braz Cubas nesta terça-feira (5), dentre estudantes, servidores públicos e membros da sociedade civil.

Esta é a 3ª edição do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos. Neste ano o tema foi “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município” e contou com palestras e oficinas.

O evento abordou assuntos como a “Aplicação de dados abertos na Educação para a construção de um Futuro Sustentável”, “Transformando a segurança pública por meio dos dados” e “A importância da unificação de bases de dados - Case: Alertas da Primeira Infância”. As oficinas ofereceram conteúdos como “Construindo Dados Abertos em Python” e “Como construir e interpretar telas para indicadores”.

Na abertura, o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, ressaltou a importância da data para aproximar o tema da população. “Tudo o que fazemos na gestão – seja pública ou privada – está relacionado a dados. E sem a análise adequada destas informações, as decisões são tomadas ‘no escuro’. Por isso, hoje é um dia importante para levar à comunidade todas as ações que estamos realizando na Prefeitura e como estas iniciativas fazem a diferença na vida das pessoas”, completou Torres.

Além da coordenadora acadêmica do Centro Universitário Braz Cubas, Vivian Cristiane Fernandes Yamashita, o evento contou com a participação dos palestrantes Pedro Passos,  diretor de tecnologia da informação e comunicação, João Kleber Martins, orientador de informática, Alexandre Uchikawa, coordenador administrativo e financeiro,  todos da Secretaria Municipal de  Educação, Renata Costa, coordenadora acadêmica do Centro Universitário Braz Cubas, Mariangela Molina, coordenadora acadêmica da Fatec, Fabricio Garcia, CEO da edTech Qstione, Ionara Magalhães, secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, Marcella Migliacci, auxiliar de apoio administrativo e Yolanda Racanelli, chefe de divisão de análises ambientais, ambas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal,  Adriana Ferreira dos Santos, secretária adjunta de Assistência Social de Mogi das Cruzes, Augusto Cesar Barbosa, secretário adjunto de Segurança de Mogi das Cruzes, Filipe Rocha, do Instituto de Tecnologias Geo-Sociais, Ana Alves, chefe de divisão de gestão médica da Secretaria Municipal de Saúde, Shauy Youssef, coordenador de modernização e tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Thiago Florêncio, coordenador de Análise e Gestão de Dados (CODATA), Andrew Yamagata e Mauricio da Costa Silva, ambos da CODATA, e Danielle de Lima Silva, diretora de governo aberto, todos da Secretaria de de Transparência e Dados Abertos.

O evento também contou com o apoio do Centro Universitário Braz Cubas e da  Open Knowledge Brasil (OKBR), organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que incentiva a pauta no Brasil. O ODD é coordenado pela Open Knowledge Foundation (OKF) e, no Brasil, incentivada mais de perto pela Open Knowledge Brasil (OKBR).

A iniciativa faz parte de um movimento mundial, em que todos se propõem a debater e promover o uso de dados abertos. O objetivo é transmitir informações e conhecimento sobre dados, ferramentas de análise e Lei de Acesso à Informação.