Centro Cultural de Mogi das Cruzes

Cultura e Turismo

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes foi aberto após uma ampla reforma no prédio, que garantiu a recuperação, adequação e modernização de toda a sua estrutura. O equipamento tem três andares: no piso térreo funciona a Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”, no primeiro andar a Sala Mulituso “Wilma Ramos” e, no segundo, a Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana”.

A Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”, que é o piso térreo do prédio, tem área total de 195 metros quadrados. Destinada especificamente para mostras de obras de arte, ela possui recepção, administração, sanitários acessíveis, área de exposição, reserva técnica, além dos recursos expositivos, como cubos, biombos e um sistema de iluminação específico para a atividade a que se destina, com trilhos eletrificados e spots direcionais, em LED.

Já a Sala Multiuso “Wilma Ramos” tem área de 202 metros quadrados, comporta 150 espectadores sentados e tem lotação máxima de 200 espectadores. Ela é dotada de avançados recursos técnicos de som e luz, já que é um local destinado a apresentações artísticas dos mais diversos segmentos, como shows musicais, teatro, circo, dança, sessões de cinema, bem como reuniões em formatos mais simples. Além de praticáveis móveis, que garantem a versatilidade da disposição do palco, a sala possui também um camarim, projetor, tela de projeção e máquina de fumaça.

Também no primeiro andar, ao lado da Sala Multiuso, há uma área, de 87 metros quadrados, intitulada oficialmente Área de Convivência “Ilda Veri Lopes”. O objetivo deste espaço é oferecer um ambiente confortável e aconchegante para a plateia, enquanto aguarda o início da apresentação artística. Funcionará como um foyer e terá, dentro de poucas semanas, uma cafeteria em atividade.

A área do segundo andar, onde está a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana, é a mais ampla, com 322 metros quadrados. O local possui quiosque de Internet, onde a população poderá fazer pesquisas e consultas e oferece também acesso livre ao acervo, que é composto por mais de 35 mil títulos, banheiros, biblioteca infantil, espaço para leitura de periódicos, clube de xadrez, além das instalações mais administrativas, que são a recepção e copa para funcionários.

O prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes possui ainda um subsolo, com 246 metros quadrados de área, que servirá de apoio operacional, com reserva técnica de equipamentos e sala de manutenção.

ATENDIMENTO
  • Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 (próximo à Catedral de Santana) - Centro
    Mogi das Cruzes / SP
  • Terça-feira a sábado, das 9h às 16h45