Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos

Cultura e Turismo

O Centro de Cultura e Memória reverencia a memória dos expedicionários mogianos e sua participação na 2ª Grande Guerra Mundial. Foi criado para receber a estrutura já existente da Associação dos Expedicionários Mogianos, e dar a ela um caráter didático e de abertura a todo o público. Os objetos, livros e pertences dos participantes da 2ª Grande Guerra estão em exposição permanente, assim como a história da participação do Brasil na luta pelos ideais de liberdade e democracia.

Em 2015, o museu ganhou também uma sala de projeção, com capacidade para 25 pessoas, na qual serão exibidos filmes referentes à 2ª Guerra, com foco nos alunos da cidade, por meio do projeto de Educação Patrimonial. A Secretaria de Cultura cuidou ainda da troca da iluminação, seguindo o modelo adotado no recém-inaugurado Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A ideia é padronizar a iluminação específica em galerias e museus na cidade. As lâmpadas utilizadas são de LED, que garantem economia de energia elétrica e uma melhor conservação dos documentos e peças expostas.

O Centro de Cultura e Memória “Expedicionários Mogianos”, que é um espaço permanente de exposição de itens alusivos aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, passou por uma revisão completa em suas instalações elétricas e hidráulicas, com a construção de sanitários acessíveis e teve todos os ambientes adequados e modernizados, com a troca de divisórias para melhorar a circulação entre as salas, mais pintura geral.

A visitação é gratuita. Escolas e grupos de visitantes é conveniente fazer agendamento.

ATENDIMENTO
  • Rua Coronel Souza Franco, 735 - Centro
    CEP: 08710-020
    Mogi das Cruzes / SP
  • Terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 12h. Entrada gratuita.
  • museus.cultura@pmmc.com.br
  • (11) 4798-6914