Abertura do Festival de Inverno emociona público com Cine Concerto da Banda Sinfônica Infanto Juvenil
Secretaria de Cultura
Com casa cheia e trilhas de clássicos do cinema, Banda Sinfônica Infanto-Juvenil emocionou o público e foi aplaudida de pé na abertura do Festival










A abertura do Festival de Inverno de Mogi das Cruzes 2025, realizada na noite desta sexta-feira (11/07), no Theatro Vasques, foi marcada por muita emoção e casa cheia. A apresentação da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil de Mogi das Cruzes, com o espetáculo Cine Concerto, encantou o público e lotou o teatro com um repertório vibrante de trilhas sonoras de filmes consagrados.
Com regência do maestro Lelis Gerson, os jovens músicos interpretaram clássicos como Star Wars, Os Vingadores, O Poderoso Chefão, Shrek e A Bela e a Fera, acompanhados de projeções no telão que ampliaram a experiência artística do público.
A apresentação marcou também a retomada da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente gerido pela Sinfônica Mogi.
O projeto, que está presente atualmente em 27 escolas municipais, com mais de 12 mil alunos atendidos, foi ampliado neste ano, passando de 20 para 27 escolas assistidas e o núcleo no Parque Leon Feffer, que por sua vez passou de 10.485 para 12.776 alunos assistidos.
“Foi uma noite de muita emoção. Ver nossas crianças e adolescentes da rede pública ocupando o palco com tanta qualidade e entusiasmo é a prova de que vale a pena investir na formação cultural desde cedo. A música transforma vidas, abre portas e prepara os jovens para o futuro — seja no palco ou em qualquer caminho que escolham”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata.
“A retomada da Banda Sinfônica é o símbolo de um novo tempo, em que cultura e educação caminham juntas. O Cine Concerto mostrou todo o potencial dos nossos talentos locais. O Festival de Inverno é um evento plural, pensado para todas as idades e bairros, com atividades gratuitas que descentralizam e democratizam o acesso à arte”, completou.
Mais de 60 atrações até 1º de agosto
O Festival de Inverno 2025 segue até o dia 1º de agosto, com mais de 60 atrações gratuitas, entre apresentações de música, teatro, dança, cinema, intervenções culturais, rodas de conversa, oficinas e workshops.
As atividades ocorrem em diversos pontos da cidade, incluindo praças públicas, centros culturais, teatros, escolas e igrejas, com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e alcançar públicos de todas as idades e regiões.
Fim de semana
Na manhã deste sábado (12/07), das 10h às 13h, o Casarão do Carmo, localizado na Rua José Bonifácio, 516 – Centro, recebe o Workshop de Manipulação de Bonecos com a renomada Cia Noz. A atividade é gratuita e voltada a educadores, artistas, estudantes e interessados em teatro de animação. Com uma abordagem prática e interativa, o workshop apresenta técnicas fundamentais de manipulação de bonecos e objetos cênicos. Serão disponibilizadas 30 vagas, e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo link: https://acesse.one/workshopcianoz.
A classificação é livre, permitindo a participação de públicos de todas as idades.
No período da tarde, às 16h, o Teatro Municipal de Mogi das Cruzes (Avenida Dr. Corrêa, 515 – Centro) abre suas portas para receber o espetáculo infantil "Papinha", da Cia Noz, em comemoração aos 20 anos do grupo. Com humor delicado e cenas poéticas, o espetáculo convida o público a mergulhar no universo da alimentação infantil, explorando com sensibilidade o vínculo entre pais e filhos. A peça utiliza bonecos e objetos cotidianos para criar uma narrativa visual acessível e emocionante. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da apresentação. Classificação livre.
Ainda no sábado, às 19h, o bairro do Socorro será palco de um concerto especial na Igreja Nossa Senhora Santa Rita de Cássia, localizada na Rua Carneiro Leão, 108. O espetáculo terá a regência do maestro Cleber Felipe Harmon e participação do violonista internacional Lautaro Pérez Batalha, prometendo uma noite de contemplação musical e alta qualidade técnica. O repertório será composto por peças clássicas, interpretadas em um ambiente que une espiritualidade e arte. A entrada é livre, e a apresentação é indicada para todos os públicos.
No domingo (13/07), a programação segue no Teatro Municipal de Mogi das Cruzes, às 16h, com mais um espetáculo da Cia Noz. Desta vez, o público poderá assistir a peça "Oras Bolas", também comemorativa aos 20 anos da companhia. A montagem aposta em uma linguagem não verbal, explorando o jogo cênico com bolas e objetos do cotidiano para criar um ambiente lúdico e encantador. Com uma estética visual poética, a peça conquista crianças e adultos com criatividade e sensibilidade. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão. Classificação livre.
A programação completa pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes: www.mogidascruzes.sp.gov.br.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer