Agosto Verde reforça compromissos e amplia ações pela Primeira Infância em Mogi das Cruzes

Gabinete

Entre os principais avanços, o mês marcou a implantação do programa Cria na Paz, já presente em mais de 70 unidades escolares

29 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes encerra nesta sexta-feira (29/08) o Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância. Durante quatro semanas, a programação articulada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância, mobilizou diversas secretarias municipais, com ações em diversos equipamentos – creches, escolas, unidades de saúde, CRAS, entre outros e espaços públicos. As ações envolveram formações, encontros, atividades com famílias e atividades culturais, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

Para a prefeita Mara Bertaiolli, o Agosto Verde se consolidou como um marco na agenda municipal. "Cada ação foi uma oportunidade de transformar a vida das crianças e de fortalecer o vínculo com suas famílias. Estamos construindo políticas públicas que não se encerram em agosto, mas que deixam um legado permanente para o futuro de Mogi das Cruzes", destacou.

O mês marcou a implantação do programa Cria na Paz com a participação de mais de 70 creches e escolas da rede municipal. A iniciativa incentiva o cuidado por meio de atitudes de respeito, escuta e diálogo entre educadores, crianças e famílias. Também foi firmada a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que trouxe para a cidade o porta-voz "Nelson, o Nenê", personagem que tem aproximado a temática da Primeira Infância dos adultos de maneira acessível.

A programação contou ainda com ações de saúde bucal que beneficiaram cerca de 3 mil crianças em mais de 30 escolas municipais, ações de educação para o trânsito desenvolvidas pela Escola Mirim de Trânsito, rodas de conversa em unidades de saúde, formações intersetoriais sobre o brincar, oficinas com famílias nos CRAS, fortalecendo vínculos e redes de apoio, além de atividades culturais e educativas nas escolas. Cabe destacar ainda as formações na estratégia "Cinco Básicos", que incentivaram a integração entre educação, saúde e assistência social, reforçando a importância do cuidado integral e da intersetorialidade nas pautas relacionadas à Primeira Infância.

De acordo com o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, a mobilização deixa um legado para a continuidade de ações intersetoriais voltadas para a Primeira Infância. "O Agosto Verde fortaleceu uma rede de cuidado que integra políticas públicas, famílias e comunidade. Agora vamos dar continuidade a esse trabalho, junto às secretarias, e garantir que as crianças de Mogi cresçam em ambientes cada vez mais seguros, saudáveis e acolhedores", afirmou.
 
Em setembro, a Prefeitura avançará ainda mais em termos da política pública nesta área, com o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que está em debate na Câmara Municipal, bem como o lançamento do Monitor de Dados. Essas ferramentas vão orientar e acompanhar a execução das ações voltadas às crianças mogianas nos próximos anos.