Agricultura e Fatec promovem encontro sobre rastreabilidade e boas práticas agrícolas em Mogi

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

O grupo discutiu a importância da rastreabilidade e como o município tem avançado na adoção das normas previstas pelo Ministério da Agricultura e ANVISA; houve visita a boxes do Mercado Produtor “Minor Harada” para troca de experiências;

10 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar  de Mogi das Cruzes, em parceria com a Fatec Mogi das Cruzes, promoveu, no último fim de semana, uma ação voltada ao fortalecimento da rastreabilidade de produtos vegetais frescos -  tema essencial para a segurança alimentar, transparência da cadeia produtiva e conformidade com as normas nacionais.
O encontro, realizado na sede da Agricultura, reuniu alunos da Fatec, servidores municipais e produtores rurais. O grupo discutiu a importância da rastreabilidade e como o município tem avançado na adoção das normas previstas pela Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018 (ANVISA/MAPA). A iniciativa reforça o compromisso de Mogi das Cruzes em aprimorar continuamente seus processos agrícolas e se consolidar como referência regional.
Além de palestra e manifestações entre os participantes, sobre a prática de rastreabilidade no  campo, a programação do evento incluiu visita ao Mercado do Produtor “Minor Harada”, no Mogilar. Na oportunidade, permissionários também puderam apresentar, na prática, como aplicam o sistema de rastreabilidade em seus produtos — desde o registro de origem e manejo até o controle de lotes e informações repassadas ao consumidor.
Para a secretária adjunta de Agricultura, Mariana Fraga, o encontro reafirma o papel estratégico de Mogi na produção segura de alimentos. “A rastreabilidade garante confiança, transparência e responsabilidade em toda a cadeia produtiva. É um tema importante que fortalece o processo de comercialização de vegetais frescos que chegam às famílias mogianas.”
A diretora da SMASA, Cristiane Nascimento, destacou a importância da parceria com instituições de ensino no processo de formação técnica. “A presença da Fatec enriquece o debate e amplia a capacidade de difusão do conhecimento. Quanto mais profissionais entenderem e aplicarem essas normas, maior é a segurança alimentar que oferecemos à população.”