Alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas na próxima terça-feira

31 de janeiro de 2020

A volta às aulas na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes será na próxima terça-feira (04/02). Cerca de 47 mil alunos retomarão as atividades nas escolas e creches municipais. As aulas nas creches subvencionadas seguirão o calendário da unidade escolar. A partir do primeiro dia de aula, começarão a ser entregues gradativamente os kits de material escolar e uniformes. Para facilitar o contato com a escola, os pais contam com a Carteirinha de Identificação Estudantil, que disponibiliza informações online sobre os alunos.

O ano letivo começará com a entrega de uma nova unidade, o Cempre Prof. Sérgio Moretti, em Jundiapeba, com capacidade para 840 alunos em período integral. Este é o terceiro Cempre do distrito e conta com 12 salas de aula, ginásio poliesportivo, auditório e salas de apoio. O novo prédio homenageia o professor Sérgio Moretti, que também foi vereador, articulista, poeta e escritor, sendo um dos destaques da cultura mogiana.

Além do Cempre, onze novas creches estão em construção no novo modelo sustentável e outras três estão sendo ampliadas. A cidade já conta com três unidades neste novo padrão, que conta com 10 soluções sustentáveis e são consideradas referências em edificações verdes no município. Os novos prédios irão criar cerca de 3 mil novas vagas, ampliando o atendimento em educação infantil no município.

No período de férias, a equipe de Manutenção da Secretaria de Educação atuou nas unidades escolares, realizando reparos nas partes hidráulica e elétrica e manutenções emergenciais em geral. Uma empresa especializada em pintura também foi contratada pela Prefeitura para o atendimento de 25 escolas em diversos bairros. As escolas também receberam serviços de limpeza de caixa d´´agua e capinação.

A tecnologia também é destaque na rede municipal de ensino. Com as unidades 100% informatizadas e um trabalho diferenciado na produção de games educacionais, Mogi das Cruzes se tornou referência em tecnologia educacional. Após o lançamento de programas como o Simulados e Astro, além do uso do VR (Realidade Virtual), foi criado o game educacional MIGO, que possibilita o ensino de inglês para alunos a partir dos três anos de idade, por meio da aprendizagem autonôma.

O investimento contínuo em Educação fez com que Mogi alcançasse o maior resultado de sua história no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As escolas municipais obtiveram nota 6.8, superando a média nacional que ficou em 5,8 e a estadual, que ficou em 6,5. Neste ano, seguindo o calendário da rede estadual, a rede municipal terá uma parada para a formação dos professores entre os dias 22 e 24 de abril. (Kelli Correa Brito)