Alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes realizam provas E-Aprendi e Saresp nesta semana
Secretaria de Educação
A primeira avaliação será aplicada até esta quinta-feira (21/11) para os 3º e 4º anos, e a segunda até o dia 28, aos alunos do 6º ao 9º ano


Ao longo desta semana, alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes participam da segunda edição da E-Aprendi 2024, desenvolvida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, e do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), promovido pelo Governo Estadual. A primeira avaliação será aplicada até esta quinta-feira (21/11) para os 3º e 4º anos, e a segunda até o dia 28, aos alunos do 6º ao 9º ano.
As provas têm como objetivo monitorar o progresso das aprendizagens e orientar o planejamento pedagógico para o próximo ano letivo. "É essencial que todos os alunos participem das avaliações. Elas são o ponto de partida para avançarmos ainda mais na educação municipal", explicou a secretária de Educação, Marilu Beranger.
A aplicação da E-Aprendi para os 3º e 4º anos do ensino fundamental começou no dia 4 de novembro. Os alunos dos 2º e 5º anos realizaram a avaliação entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro. A prova avalia os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática por meio da plataforma Simulados. Cada escola define a data da aplicação da avaliação e comunica os pais e responsáveis, incentivando a participação dos alunos.
A avaliação municipal E-Aprendi também se destaca por garantir acessibilidade aos alunos, oferecendo recursos como audiodescrição, ajuste de tela e contraste de cores. Uma novidade neste semestre é a possibilidade de os alunos se autodeclararem em relação à raça/cor. Essa iniciativa integra as ações do Deped para promover equidade, monitorar o aprendizado de forma mais próxima e preparar formações e apoios pedagógicos futuros sobre educação para as relações étnico-raciais.
Já o Saresp, voltado aos estudantes do 6º ao 9º ano, começou nesta segunda-feira (18/11). O exame é aplicado 100% no formato digital e abrange os conteúdos das quatro áreas de conhecimento previstas no Currículo Paulista: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Deverão participar 625 alunos do CEMPRE Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), única escola municipal de Mogi das Cruzes que abrange o ciclo II do ensino fundamental.
No ciclo I, cerca de 10 mil alunos dos 2º e 5º anos realizaram o Saresp em 13 de novembro, em formato impresso, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Essa avaliação faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, realizado pelo Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que prevê bonificações para escolas que atingirem as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação, com base no Índice de Excelência em Educação (IEE).
"Os dados gerados por essas avaliações são ferramentas valiosas para analisarmos o que já está funcionando e o que precisa ser aprimorado nas nossas práticas pedagógicas", explicou a diretora do Deped, Tatiane Costa. "Trabalhamos de forma integrada com as escolas para garantir a organização das provas e utilizar os resultados como base para fortalecer ainda mais o ensino municipal", completou.

Solidariedade e parcerias marcam lançamento da Campanha do Agasalho do Fundo Social

Agricultura de Mogi apresenta avanços e anuncia novas ações em feiras e Mercados Municipais

Operação Cata-Tranqueira vai atender a região da Vila Natal neste sábado

Eleição define entidades da sociedade civil para o Conselho Mogiano de Meio Ambiente (COMOMA)

Programação esportiva de Mogi das Cruzes no final de semana tem opções para todos os públicos