Alunos do Empodera Juventude participam do Projeto Pé na Trilha, no Parque Municipal

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

19 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizou, nesta semana, mais uma atividade do Projeto Pé na Trilha. Um grupo de alunos do Empodera Juventude – iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – participou da iniciativa, que acontece no Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O Pé na Trilha é um projeto de educação ambiental que estimula o contato com a natureza, além do conhecimento do ecossistema da Serra do Itapeti. Os interessados em agendar atividades podem entrar em contato pelo telefone 4798-5962.

Os participantes chegam ao Parque Municipal e assistem a uma apresentação com técnicos da secretaria, que demonstram toda a riqueza da fauna e da flora do local. Eles também percorrem trilhas existentes no parque e têm a oportunidade de vivenciar, na prática, diversos conteúdos vistos nas disciplinas curriculares. É uma oportunidade de discutir com os jovens sobre temáticas como sustentabilidade, cidadania e o futuro.

Foi o que acontecem com os alunos do Empodera Juventude. Na terça e quinta (16 e 16/4), eles percorreram o Parque Municipal, nos períodos da manhã e de tarde, com 50 alunos em cada, e conheceram espécies nativas, animais típicos da região, além de praticarem os ensinamentos recebidos em sala de aula.

O Projeto Pé na Trilha inova ao propor atividades práticas, com o uso de mapas e bússolas. Os participantes percorrem o chamado Mapa do Tesouro, que inclui missões a serem cumpridas, como a localização de árvores e pontos de encontro, que são previamente combinadas com os professores para que os assuntos sejam trabalhados posteriormente em sala de aula. Nesse sentido, o projeto se torna transdisciplinar, abordando disciplinas como ecologia, matemática, química, português, geografia, entre outros.

Com 352 hectares, o Parque Municipal é um patrimônio natural de Mogi das Cruzes e projetos como o Pé na Trilha são uma oportunidade para que muitas pessoas resgatem uma relação afetiva e histórica com o local. De parque urbano com visitação livre nas décadas de 70 e 80, o parque tornou-se uma unidade de conservação com visitação monitorada. Em 2018, foi reconhecida formalmente como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado.