Ao completar dois anos, Patrulha Maria da Penha detém acusado de ameaçar mulher com faca

Secretaria de Segurança

14 de abril de 2020

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes marcou os dois anos de criação do grupamento com a detenção de um homem acusado de ameaçar a ex-companheira com uma faca, no distrito de Sabaúna. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (13/04) e foi o 54º flagrante de violência contra mulheres registrado pela Patrulha Maria da Penha em dois anos de atuação.

O grupamento acompanha atualmente 482 vítimas de violência doméstica, que possuem medidas protetivas determinadas pela Justiça. A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas de urgência expedidas com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

“A violência contra a mulher é um problema que, infelizmente, está presente em todo o Brasil. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura vem adotando medidas para combatê-lo e a Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa que busca oferecer a sensação de segurança que estas vítimas merecem e precisam para poder seguir suas vidas”, destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Nesta segunda-feira, os guardas municipais foram deslocados para Sabaúna após uma denúncia da vítima, que é acompanhada pela Patrulha Maria da Penha. De acordo com vizinhos, o homem estava na rua em que a ex-companheira mora com uma faca e dizendo ameaças contra ela.

O agressor foi localizado em uma praça do distrito e ao verificar a aproximação da viatura tentou se desfazer da faca. No entanto, ele foi detido e encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada e a prisão foi ratificada.

De acordo com os registros, o homem estava em liberdade provisória desde o dia 13 de março, uma vez que já havia sido autuado em flagrante em 5 de dezembro do ano passado.

“Ocorrências como esta mostram a importância do trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, que salva vidas. É uma forma importante de marcar os dois anos deste grupamento, que vem tendo resultados positivos e que ganhou a confiança das mulheres”, afirmou a comandante da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Thais Nascimento.

O trabalho da Patrulha Maria da Penha foi intensificado durante o período de quarentena e isolamento social para o combate à pandemia de Covid-19 e à disseminação do novo coronavírus. Com isso, as rondas e contatos telefônicos com as mulheres acompanhadas estão sendo feitos com maior frequência.

Na última semana, três homens foram flagrados por violência contra a mulher ou por desrespeito a medidas protetivas. Os casos aconteceram no Centro, na Porteira Preta e em Braz Cubas. (Luiz Maritan)