Assistência seleciona organização para implantar na cidade o programa Prospera Família
Secretaria de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social está com chamamento público aberto para a seleção de organização da sociedade civil que operacionalize e implante no município o programa Prospera Família. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo e visa oferecer mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional, principalmente às mulheres chefes de famílias monoparentais com filhos na primeira infância. As beneficiárias do programa participam de um ciclo de formação pessoal, em empreendedorismo e geração de renda, com objetivo de inclusão produtiva e mobilidade social.
Trata-se de uma ação inédita na cidade, que oferece suporte às famílias monoparentais em situação de pobreza e extrema pobreza. Conforme levantamento da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, existem na cidade 8.577 famílias nessa situação, com filhos entre zero e seis anos. A meta é que o novo serviço faça, a princípio, o acompanhamento de 1.040 pessoas dentro do perfil apontado, distribuidas por 13 turmas, com 80 vagas cada.
Como apontado pelas equipes da Secretaria, a perda de renda das famílias, sobretudo no trabalho informal, contribuiu para o aumento das vulnerabilidades sociais. O programa, portanto, seria relevante para esse contexto, pois contribui para a potencialização de habilidades empreendedoras e incentiva a autonomia e a qualidade de vida das famílias.
As organizações sociais aptas e interessadas na prestação do serviço devem participar, na próxima segunda-feira (22/08), de uma audiência pública que acontecerá na Casa dos Conselhos, na rua Francisco Franco, 133, no Centro. Na ocasião, serão apresentadas todas as informações do edital de chamamento, do serviço a ser prestado e do plano de trabalho que deve ser apresentado. Para que seja aberto o diálogo e todas as dúvidas possam ser sanadas, a recomendação é que as organizações interessadas façam a leitura prévia do edital. A audiência terá início às 13h30.
Os planos de trabalho devem ser apresentados até o dia 9 de setembro na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Já a sessão pública de abertura dos envelopes contendo as propostas e documentação das interessadas acontecerá no dia 12 de setembro. Na sequencia, terá início a fase de análise e avaliações dos planos de trabalho apresentados. Após publicação do resultado preliminar e abertura de prazo para recursos, haverá a publicação do resultado final, o que está previsto para ocorrer no mês de outubro. Os prazos estão sujeitos a alteração, conforme adesão das organizações.
A organização da sociedade civil vencedora do processo celebrará parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Será formalizado um termo de colaboração, para a consecução de finalidade de interesse público em regime de mútua cooperação e a OSC receberá recursos financeiros para a execução do programa, compatíveis com a previsão de disponibilizar 1.040 vagas.
O programa foi oficialmente criado no ano de 2020 e Mogi das Cruzes fez sua adesão neste ano, com base nas informações de Cadastro Único para programas sociais. Assim, é incumbência do município contratara organização que prestará o serviço.
O edital e seus anexos estão disponíveis para leitura e download no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Os interessados devem abrir a página da Secretaria Municipal de Assistência Social e depois clicar no item Publicações.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05