Avaliação E-Aprendi 2023 começa a ser aplicada na próxima segunda-feira, dia 27
Secretaria de Educação

A partir da próxima segunda-feira (27/03), as escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino começarão a aplicar a avaliação E-Aprendi, elaborada pela equipe de Avaliação do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação, para as turmas de 2º ao 5º ano. O objetivo é diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos estudantes para a recuperação e recomposição das aprendizagens.
A aplicação da prova será do dia 27 de março a 06 de abril para o 2º e 3º ano e do dia 10 a 20 de abril para o 4º e 5º ano, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes irão fazer a E-Aprendi na escola por meio da plataforma Simulados, assim como nas edições anteriores. É importante a presença de toda a turma para a realização da avaliação.
Já os alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes (única escola municipal a atender do 6º ao 9º ano) farão a E-Aprendi de Língua Portuguesa e Matemática no período de 3 a 20 de abril. A avaliação foi elaborada pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e tem a finalidade de avaliar o potencial dos estudantes a partir das habilidades do Currículo Paulista - Ensino Fundamental Anos Finais.
A E-Aprendi é realizada desde 2015 na rede municipal de ensino e desde 2021 passou a ser um importante instrumento para o programa Aprender Mais e Ninguém pra Trás, que tem o objetivo de recompor, recuperar e ampliar as aprendizagens. A partir dos resultados são gerados dados para o desenvolvimento das políticas públicas da Secretaria de Educação para a qualificação das aprendizagens dos estudantes. Para as escolas, a prova, aliada a outros instrumentos avaliativos, alimenta a instituição e os professores com elementos para a análise e replanejamento de propostas pedagógicas a favor da aprendizagem.
A avaliação é feita de forma acessível e apresenta recursos para os estudantes com deficiência. As escolas irão comunicar os pais e responsáveis sobre as datas que a prova será aplicada e reforçar a importância da presença dos estudantes.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas