Banco de Ração supera 1,2 tonelada na segunda entrega do ano e beneficia 52 protetoras de animais

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

10 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta quarta-feira (10/12) pela manhã, na sede do no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), a segunda entrega do Banco de Ração, que superou 1,2 tonelada e beneficiou 52 protetoras. O decreto 24.024, de 8 de dezembro de 2025, ampliou o alcance das entregas do banco, que agora atende não apenas as protetoras de animais vinculadas ao CadÚnico, mas também protetoras cadastradas no Nubea e que sigam as diretrizes do decreto.

“A proteção animal é um compromisso da atual administração e a prefeita Mara Bertaiolli determinou que a secretaria adote medidas práticas para o cumprimento deste objetivo. A oficialização do Banco de Ração é uma dessas medidas e ao longo de 2025 ele vem funcionando como um importante suporte para garantir o bem-estar dos animais e das protetoras. Fizemos duas ótimas doações este ano e vamos melhorar ainda mais o atendimento em 2026”, comentou a secretária Patricia Cesare, que participou da entrega ao lado da coordenadora do Nubea, Margareth Cunha, e da equipe técnica no núcleo.

A entrega desta quarta-feira encaminhou somente ração para cães às protetoras. A maior doação foi realizada pela empresa Slotter, com cerca de 500 quilos, com o restante vindo de aportes diversos.    

Oficializado neste ano, o Banco de Ração permite à Prefeitura de Mogi das Cruzes receber doações provenientes de pessoas físicas, estabelecimentos comerciais, fabricantes, bem como apreensões realizadas por órgãos municipais, estaduais e federais (resguardada a aplicação das normas legais). O banco também pode receber itens e utensílios utilizados por animais, como móveis, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsa de transportes e brinquedos, provenientes de doações.

Entre as protetoras beneficiadas, estava Filomena Galhardo, moradora da Ponte Grande e que cuida de 40 cães. “Vai ajudar muito, com certeza”, disse. Outra protetora atendida foi Mariliza da Silva Braga, que trabalha no Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavancanti e zela por 30 cães que vivem na região: “Esta doação é muito importante para nós”, comentou. Quem também comemorou foi Antônio Roberto Nogueira, que recebeu 80 quilos de ração para os 64 cães abrigados no Botujuru: “Esse alimento chega em ótima hora”, frisou.

Os mogianos interessados podem levar as doações diretamente ao Nubea ou entrar em contato com o núcleo para agendar a retirada de grandes volumes (no caso de pessoas que não possam levar as doações até lá). A sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (rua Braz Cubas, 470 - Centro) também recebe as doações.

Mais informações sobre o processo de cadastro e a doação de ração podem ser obtidas diretamente no Núcleo de Bem-Estar Animal, pelo telefone 4798-7400 ou pelo whatsapp 94304-7596.