Café com Propósito promove acolhimento e desenvolvimento emocional dos servidores do PAC
Secretaria de Gestão e Contratações Públicas
Iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes reuniu 26 funcionários em encontros voltados à escuta, saúde mental, integração e fortalecimento das relações no ambiente de trabalho

Servidores do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Mogi das Cruzes participaram, nesta terça e quarta-feira (22 e 23/09), da primeira edição do Café com Propósito, iniciativa promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Contratações Públicas, em parceria com o setor de Recursos Humanos.
Realizada em dois turnos, a atividade reuniu 26 servidores em rodas de conversa conduzidas pela psicóloga Fátima Marcelino, da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos. A proposta foi oferecer um espaço de acolhimento, escuta e reflexão sobre os desafios do cotidiano profissional, especialmente entre os funcionários que atuam diretamente no atendimento à população.
A iniciativa integra as ações de gerenciamento de riscos psicossociais desenvolvidas pela Administração Municipal e, nesta primeira edição, também esteve inserida nas atividades do Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental e valorização da vida.
Durante os encontros, os participantes puderam compartilhar experiências e conversar sobre situações presentes na rotina de trabalho, como a pressão das atividades diárias, as responsabilidades envolvidas no atendimento ao público, as relações entre as equipes e a importância de conciliar as demandas profissionais com o cuidado com a própria saúde emocional.
A psicóloga também abordou aspectos relacionados à inteligência emocional, ao autoconhecimento e à identificação, percepção e aceitação das emoções, apresentando reflexões e ferramentas que podem auxiliar os servidores a lidar de forma mais equilibrada com adversidades e momentos de pressão.
Um dos pontos centrais da atividade foi a reflexão sobre propósito de vida e legado pessoal. A partir da pergunta “Como quero ser lembrado?”, os participantes foram convidados a pensar sobre suas trajetórias, relações pessoais e profissionais e sobre a contribuição que desejam deixar por meio de suas atitudes e do trabalho desenvolvido diariamente.
Além de trabalhar questões relacionadas à saúde emocional, o Café com Propósito busca fortalecer os vínculos entre os servidores, estimular a troca de experiências e ampliar os espaços de diálogo dentro da Administração Municipal. O formato de roda de conversa, acompanhado de um café, contribuiu para criar um ambiente mais próximo e acolhedor, favorecendo a participação dos funcionários.
Para a servidora Natalia dos Santos Silva, a experiência contribuiu para ampliar sua compreensão sobre inteligência emocional e sobre a importância de olhar com mais atenção para os próprios sentimentos e reações. Ela também destacou a forma sensível e acolhedora como os temas foram conduzidos durante o encontro.
Segundo o secretário-adjunto de Gestão e Contratações Públicas, Clovis da Silva Hatiw Lú Junior, a proposta é dar continuidade à iniciativa e promover novos encontros periodicamente.
“Queremos criar cada vez mais oportunidades para aproximar os servidores, ouvir as equipes e proporcionar momentos de reflexão e integração. A proposta é realizar o Café com Propósito a cada dois meses, trabalhando temas que contribuam não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o bem-estar das pessoas que fazem o serviço público acontecer todos os dias”, destaca.
Ao incentivar o diálogo e oferecer ferramentas que auxiliem os servidores a reconhecer e administrar melhor suas emoções, o Café com Propósito também contribui para relações profissionais mais equilibradas e colaborativas, com reflexos positivos no ambiente de trabalho e no atendimento prestado aos cidadãos.
A Secretaria Municipal de Gestão e Contratações Públicas prevê a realização de uma nova edição nos próximos dois meses, dando continuidade à proposta de valorização, acolhimento e desenvolvimento dos servidores municipais.
Programa Meu Emprego Inclusivo promove atendimentos nesta quinta, dia 24
Secretaria do Clima lançará o projeto Educação Ambiental em Movimento neste sábado (26/9), no Parque da Cidade
Prefeitura de Mogi promove nova vivência de práticas corporais para pessoas com fibromialgia
Palestra sobre Alzheimer reforça a importância do cuidado, informação e acolhimento aos idosos
Mutirão de Empregos exclusivo para pessoas com deficiência, no prédio II da Prefeitura, terá 92 vagas