Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta terça-feira, dia 1º de agosto

Secretaria de Saúde

31 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Para a vacinação, não é obrigatório que o animal tenha algum documento.

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Mogi das Cruzes começa nesta terça-feira, dia 1º de agosto, e prossegue até 11 de setembro. Neste período, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão visitar 151 pontos da cidade para garantir a imunização de cães e gatos. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil animais, sendo que o município já recebeu as doses necessárias.

Nesta terça-feira (01/8), os primeiros locais visitados serão Jardim Margarida, Piatã I, Piatã II, Residencial Novo Horizonte, Aruã e Ecopark. Na quarta (02/08), os bairros assistidos serão Quatinga, Barroso, Parque São Martinho, Parque das Varinhas e Nove de Julho. Na quinta (03) e sexta-feira (04), a vacinação ficará concentrada no Distrito de Jundiapeba, incluindo o Conjunto Santo Ângelo.

A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Para a vacinação, não é obrigatório que o animal tenha algum documento. “Nossa principal orientação é para que os cães e gatos sejam transportados de maneira segura, tanto para os profissionais, como para a população em geral. A vacinação antirrábica é muito importante e os proprietários precisam estar atentos para garantir a proteção necessária”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Os cães devem ser levados em guias e coleiras e os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.

A raiva é transmitida por meio de vírus. A enfermidade, quando acomete os animais, é quase sempre fatal. A doença atinge, ainda, os humanos que têm contato com a saliva com o bicho infectado.

A dose estará disponível também no Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O endereço é Estrada de Santa Catarina, número 2.540, em Cezar de Souza.

Informações pelo telefone 4792-8585.