Centro de Paradesporto recebe 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica – Troféu Dirceu Pinto neste sábado
Secretaria de Esportes e Lazer




A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (26/04), a partir das 9h, o 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica – Troféu Dirceu Pinto. O evento acontecerá no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, no Jardim Maricá, e a entrada para acompanhar o evento é gratuita.
O festival terá a participação de moradores de Mogi das Cruzes com grau de paralisia cerebral ou deficiências severas que usam cadeira de rodas. Eles disputarão partidas de acordo com o grau de deficiência que possuem, em uma forma semelhante à utilizada em competições oficiais.
“Desde o início do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando um trabalho para ampliar e valorizar o paradesporto em nossa cidade. O Festival faz parte deste planejamento e busca apresentar a modalidade para mais mogianos, seja pessoas com deficiência ou não. A prática esportiva para as pessoas com deficiência é importante para a promoção da saúde e também para a socialização e qualidade de vida”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.
Os participantes que não têm experiência na modalidade poderão conhecer a bocha paralímpica, além de receber orientações sobre o jogo. Todos os presentes também poderão ter contato com paratletas importantes no cenário nacional e mundial, como o campeão paralímpico Maciel Santos, que treina no Centro Municipal de Paradesporto de Mogi das Cruzes.
“Será uma grande celebração do paradesporto em nossa cidade, em que pessoas que não praticam a bocha paralímpica poderão ter contato com a modalidade, teremos vivências com os atletas e professores. E também será uma grande homenagem ao Dirceu Pinto, um mogiano que fez história para o paradesporto de Mogi das Cruzes e do mundo”, disse a coordenadora do Paradesporto em Mogi das Cruzes, Bia Lira.
Dirceu Pinto
Um dos maiores nomes da bocha paralímpica no Brasil, Dirceu José Pinto conquistou quatro medalhas de ouro nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012. Ele também foi medalha de prata na Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Em Mogi das Cruzes, ele foi fundamental na estruturação do trabalho do paradesporto na cidade, trabalhando para o fortalecimento das ações, melhoria da estrutura e do atendimento às pessoas com deficiência. Ele faleceu em abril de 2020, aos 39 anos.
O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades realizadas no paradesporto de Mogi das Cruzes podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador