Cerca de 80 voluntários e técnicos participam do projeto Uma Escola Sustentável em Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

A Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor em Mogi das Cruzes (SP), é a primeira unidade escolar do projeto no Brasil

29 de novembro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto “Uma Escola Sustentável”, que está sendo realizado na Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor em Mogi das Cruzes (SP), está com as obras em ritmo acelerado. Esta é a primeira unidade escolar do projeto no Brasil.

Após as obras de fundação, um grupo de cerca de 80 voluntários e técnicos estão trabalhando na obra, que transformará a unidade escolar em uma construção sustentável e autossuficiente e a quinta a receber o projeto na América Latina. 

Patrocinado pela Fundação Norma e Leo Werthein (FNLW), que lidera as ações de sustentabilidade da Vrio Corp, controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America, e realizado pela Tagma, organização uruguaia sem fins lucrativos, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. No Brasil, a iniciativa é coorganizada pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Sem Muros.

O trabalho de preparação do terreno começou no mês de outubro com a equipe de Manutenção da Secretaria de Educação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, como conta a titular da Pasta, Marilu Beranger. “Nossa equipe de Manutenção Escolar trabalhou muito para finalizar a fundação e está contribuindo com a Tagma e os parceiros na continuidade às obras. Este é mais um passo importante para a transformação da nossa escola em uma unidade sustentável”, disse.

"A construção da Escola Sustentável Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição é um projeto transformador. O projeto impulsionou a economia local e gerou um sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade. Além disso, a participação ativa dos voluntários e dos moradores em diferentes etapas da construção fortaleceu o tecido social”, afirmou Darío Werthein, presidente da Fundação Norma e Leo Werthein e da Vrio Corp.

A Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição é a quinta instituição de ensino sustentável a ser construída na América do Sul com o apoio estratégico da Fundação Norma e Leo Werthein, em aliança com a Tagma. Há escolas, salas de aula e também ônibus sustentáveis operando na Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru. 

“Sem dúvida, estes projetos melhoram o mundo", disse Werthein, que destacou o trabalho colaborativo que ocorre em torno do projeto. No dia 5 de dezembro, um grupo de 20 voluntários da SKY estará na escola para trabalhos de jardinagem, pintura e marcenaria. 

O grupo de 80 voluntários e técnicos, que chegou a cidade de Mogi das Cruzes no último dia 11, tem o desafio de construir as novas instalações da unidade escolar em apenas 45 dias. Durante os meses de novembro e dezembro, o projeto conta com a participação de pessoas de diferentes países e também construtores e colaboradores internacionais e locais. A entrega do projeto será no dia 11 de dezembro.

“No Brasil, trabalhamos com estudantes de 10 países e uma equipe de técnicos e profissionais de 14 países, além de voluntários e empresas locais”, contou Martín Espósito, diretor do projeto no Brasil pela Tagma. A organização é formada por técnicos e profissionais que trabalham, desde 2012, com o propósito de construir e habitar o mundo de formas mais sustentáveis.

A unidade escolar de Mogi das Cruzes foi escolhida entre 30 escolas rurais do Estado de São Paulo pelo trabalho pedagógico desenvolvido na área ambiental. Com o projeto, a escola passa a fazer parte da rede de escolas sustentáveis. “A escola será autossuficiente em água, alimentos e energia, com espaços educativos inovadores, internos e externos, que conectam as crianças à natureza. O projeto visa engajar a comunidade e ser um símbolo de como a colaboração pode transformar a realidade, melhorando a qualidade de vida”, explica Espósito.

Durante a construção, a Tagma, realiza um curso de construção sustentável. Foram oferecidas bolsas para pessoas de São Paulo e Mogi das Cruzes, incluindo moradores do entorno da escola. Além da construção, o curso também contempla ações que serão realizadas no próximo ano. O prédio será entregue em dezembro e as ações formativas seguirão até abril de 2025.

No Brasil, o projeto também recebe apoio do Instituto Embu, Positiva Consultoria, PlugSolar Energia, Polimix Concreto, Mizu Cimentos, Saint-Gobain,Tintas Irajá e Viapol.