Consulta pública quer conhecer hábitos da população sobre coleta seletiva para aprimorar o serviço

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

03 de abril de 2024

Como parte do novo modelo de funcionamento da coleta seletiva em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal está realizando uma consulta pública sobre o assunto. A população pode participar por meio do aplicativo Colab (clique aqui para acessar) e, em breve, a consulta também estará disponível na página do Programa Participa Mogi. O objetivo é compreender o nível de conhecimento da população de Mogi das Cruzes sobre a coleta seletiva, entender seus hábitos e melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pela Administração Municipal nesta área.

A consulta quer saber o que a população entende por coleta seletiva, se as pessoas realizam em casa, se os cidadãos sabem os dias e horários do serviço em seu bairro, o que são materiais recicláveis e não-recicláveis, a maneira correta de descartar esses materiais, os benefícios da coleta seletiva e o que são ecopontos, entre outras questões.

A consulta pública ficará disponível por 30 dias e, a partir de seus resultados, será possível planejar as ações para melhorar a coleta seletiva. Um dos objetivos da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal é melhorar a qualidade dos materiais reciclados, o que potencializaria todo o processo, desde a separação feita pelos cidadãos dentro de casa até a destinação final dos materiais.

O trabalho já começou. Esta semana, o ecoponto do Jardim Armênia foi reaberto após passar por uma reforma que proporcionou melhores condições de funcionamento, com nova cobertura, revitalização da área administrativa e uma estrutura operacional que facilita a entrega de materiais por parte da população.

O funcionamento do ecoponto também mudou. O atendimento agora acontece de sexta a quarta-feira, das 8h às 18h, com exceção de quinta-feira, quando o equipamento permanecerá fechado para procedimentos internos como limpeza e escoamento de materiais. O modelo de funcionamento foi usado de forma experimental nos ecopontos do Parque Olímpico e Jundiapeba, com bons resultados.

Após a reforma do Ecoponto do Jardim Armênia, o mesmo trabalho será realizado nos ecopontos do Parque Olímpíco e de Jundiapeba. O objetivo é que os três equipamentos recebam padronização e funcionem de maneira idêntica, fechando às quintas-feiras para limpeza e atendendo os cidadãos nos demais dias de semana. Um quarto ecoponto está em construção no distrito de Cezar de Souza e deve ser concluído este ano.