Distrito de Biritiba Ussú, em Mogi das Cruzes, receberá nova escola com atendimento em período integral
Secretaria de Educação






Atendendo a uma demanda antiga da comunidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes autorizou a construção de uma nova escola em Biritiba Ussú. A assinatura da autorização pelo prefeito Caio Cunha aconteceu na noite de quinta-feira (28), em frente ao tradicional pátio da igreja do distrito.
“A nova escola de Biritiba Ussú terá estrutura completa, com tudo o que nossas crianças precisam e merecem, assim como vamos fazer em Taiaçupeba, no projeto apresentado na semana retrasada. Serão 14 milhões muito bem investidos em um bairro onde moram pessoas e são construídas as histórias. É um investimento para o futuro, para a Mogi do futuro!”, comemora o prefeito Caio Cunha.
A escola atenderá turmas do ensino fundamental em período integral e terá capacidade para 300 alunos. Esta será a quarta unidade escolar do distrito, que atualmente é atendido por duas unidades do setor Biritiba Ussú, a EM Leopoldino Cardoso de Moraes e o CEIM Maria Martinha Cardoso Paes) e pela escola do setor Boa Vista, a EM Prof. Primo Villar, que levou representantes do Conselho Mirim para apresentarem o texto “A escola que sonhamos” e o poema “Um amanhã breve”.
Além das crianças, diretores e ex-diretores das unidades escolares do bairro participaram do evento ao lado da comunidade, que pode conhecer um pouco mais do projeto a partir da apresentação feita pelo secretário de Urbanismo, Claudio Rodrigues. “Ouvir a criançada contar o que elas esperam da nova escola e mostrar um projeto muito semelhante ao que pediram é uma grande satisfação”, comenta Claudio.
O prédio terá dois pavimentos que contarão com 8 salas de aula, 3 salas multiuso, sala de inovação tecnológica, quadra poliesportiva coberta, espaço de brincar naturalizado e pomar. Também contará com soluções sustentáveis, com iluminação e ventilação naturais, piso emborrachado de material reciclado, reuso de águas pluviais, telha termoacústica e placas fotovoltaicas (energia solar). A estimativa de investimento é de R$ 14.031.048,68.
“A gente vem aqui com o coração muito grato por tirar mais um sonho do papel. Além de trazer uma nova unidade escolar, chega ao distrito o período integral. Essa é a gestão que fazemos, que olha para as pessoas e que trabalha pelas pessoas”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Marilu Beranger.
A demanda também havia sido apresentada no Participa Mogi. O evento faz parte da programação pelos 463 anos de Mogi das Cruzes, que contempla a entrega de obras e serviços públicos, além de eventos programados durante todo o mês de setembro. Estiveram presentes secretários municipais, lideranças do distrito e os vereadores Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira, Pedro Komura e Malu Fernandes.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05