Educação ofereceu mais de 160 mil vagas no Crescer em cursos on-line e presenciais neste ano

28 de dezembro de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes ofereceu neste ano mais de 160 mil vagas em cursos oferecidos pelo Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos nos formatos on-line e presencial. Os mogianos contam com uma ampla gama de cursos gratuitos pelo programa nas áreas de artesanato, beleza, culinária, moda, gestão, marketing, entre outros. Uma nova grade está em estudo após a consulta pública e o trabalho intersetorial com as secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Neste ano, o Crescer ofereceu inicialmente os cursos on-line por meio de videoaulas. Atualmente são 112 opções de cursos, que podem ser feitos de acordo com o tempo e a organização dos alunos. Sem limite de vagas. Até novembro de 2021, foram recebidas 155.666 inscrições, sendo 45.272 somente no mês de maio. A relação completa de cursos e o link para as inscrições estão disponíveis no Portal da Secretaria de Educação

A partir de maio, foram retomados os cursos que tiveram as aulas presenciais suspensas em 2020 com aulas síncronas (tempo real) e presenciais. O retorno foi feito de forma gradual. Em uma primeira etapa retornaram 61 turmas, sendo 25 on-line e 36 presenciais. Até o mês de outubro, as 260 turmas que tiveram os estudos suspensos puderam concluir as atividades.

Em julho, foram abertas as inscrições para 1,8 mil vagas em minicursos online gratuitos com aulas em tempo real. Em setembro pela programação de aniversário de Mogi das Cruzes, o Crescer realizou a exposição de trabalhos dos alunos e workshops no Parque Centenário, com destaque para a área de artesanato em madeira, tecido, scrapbooking e outras peças.

A retomada de cursos novos com aulas presenciais começou em outubro com a oferta de cursos on-line e presenciais com carga horária entre 30 e 40 horas. Em dezembro, um novo módulo de cursos completou a programação de 2021. Ao todo nestas modalidades, foram oferecidos 4.985 vagas em 186 turmas.

Após a consulta pública realizada em abril está em andamento a construção de uma nova grade de cursos do Crescer, que também conta com participação das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento e Inovação. Mais informações sobre os cursos do Crescer pelo e-mail denf@se-pmmc.com.br