EM Guiomar Pinheiro Franco conquista título da Queimada da 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Secretaria de Educação

As finais aconteceram na tarde desta segunda-feira (26/05), no Ginásio Tuta, na Vila Mogilar

27 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Estudantes da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, conquistaram o título da modalidade Queimada na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas" da Rede Municipal de Ensino, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As finais aconteceram na tarde desta segunda-feira (26/05), no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta, na Vila Mogilar.

As semifinais da competição abriram a tarde de decisões. A escola se classificou para a final após superar o CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas, de Jundiapeba. Do outro lado da chave, uma equipe mista formada por estudantes da EM Fujitaro Nagao, do Bairro do Nagao, e da EM(R) Bairro São João, de Biritiba Ussú, venceu o CEMPRE Ver. Ivan Nunes Siqueira, do Jardim Oropó, e garantiu a outra vaga para a disputa do primeiro lugar. Todos os semifinalistas saíram do ginásio com medalhas.

A vitória na final foi muito comemorada pelos estudantes da EM Guiomar. "Treinamos bastante para chegar até aqui. Vou mostrar a medalha para os meus pais", contou, orgulhoso, Murilo de Marins Utida, de 9 anos. Para os vice-campeões, a alegria também foi grande. "Achei muito legal participar e vir aqui num ginásio como esse", disse Heloisa Mayumi Nakata, de 7 anos, que estuda na EM Fujitaro Nagao.

Na disputa pelo terceiro lugar, o CEMPRE Ver. Ivan Nunes Siqueira levou a melhor. Para o professor de Educação Física do CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas, Douglas Martins de Amorim, a participação no evento foi positiva. "Vimos que, fora o campeonato, que é uma coisa muito boa para as crianças melhorarem o comportamento, elas também estão estudando melhor. O saldo de tudo isso aqui é muito positivo pra eles", avaliou.

O envolvimento das famílias também foi um dos destaques da competição. Marco Getulio dos Santos Oliveira, pai da aluna Gabrielly Mendes Oliveira, de 9 anos, da EM Guiomar, acompanhou a trajetória da filha até a final e ressaltou a importância da atividade para o desenvolvimento das crianças. “A competição é importante e envolve bastante coisa. A educação melhorou bastante. Eles acordam com mais disposição para ir à escola por causa desses eventos", afirmou.

A 3ª Olimpíada e Paralimpíada, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, tem o número recorde de participantes em relação às outras edições e conta com apoio dos departamentos da Pasta e da Secretaria de Esporte e Lazer.