Embalagens arrecadadas nos Jogos Escolares da Sustentabilidade são doadas ao Fundo Social

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

01 de julho de 2022

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou, na quinta-feira (24/6), a entrega de 8.235 embalagens longa vida (ELVs) ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. O material foi arrecadado pelos estudantes que participaram dos Jogos Escolares da Sustentabilidade, que foram realizados em junho e mobilizaram 27 escolas, com cerca de 3,2 mil estudantes envolvidos. As embalagens serão doadas para a Campanha CICLOS do Fundo Social, que beneficia a causa animal e também instituições e projetos sociais (clique aqui para ler mais sobre a ação).

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, participou da entrega da embalagens e destacou os bons resultados dos jogos: “Foram quatro semanas de atividades, que ajudaram a resgatar o espírito das gincanas escolares e motivaram os alunos. A arrecadação das embalagens foi uma das atividades e o resultado foi positivo, com mais de 8 mil unidades coletadas, que agora foram encaminhadas para o Fundo Social”, comentou. A arrecadação das embalagens aconteceu na segunda etapa dos Jogos, ligada ao tema “Consumo e Produção Responsável”.

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade se encerraram, após a última semana de atividades, na qual os alunos realizaram ações relacionadas ao tema “Mudanças Climáticas”. Os jogos foram a programação do Junho Ambiental deste ano e aconteceram por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e do Verde e Meio Ambiente.

Nesta última semana, os alunos da Educação Infantil gravaram uma turma de crianças cantando uma música relacionada com a temática ambiental. O vídeo foi gravado em formato MP4, com duração mínima de um minuto, e enviado para a Secretaria do Verde por e-mail. Já os estudantes do Ensino Fundamental e Médio produziram um vídeo/animação com foco em conceitos ambientais, com duração de 1 a 3 minutos.

Durante os Jogos, os estudantes desenvolveram atividades semanais colaborativas – e não competitivas – , com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município.

As escolas que completaram as tarefas e receberam a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharam o selo do Objetivo de Sustentabilidade correspondente. Aquelas que executaram as ações e conquistaram selos dos quatro ODSs ganharão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e participarão ainda do sorteio de uma horta – a Secretaria do Verde e Meio Ambiente dará como prêmio um Projeto de Sustentabilidade para a escola, que será sorteado e poderá ser uma horta ou uma ação de arborização, por exemplo.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.