Equipe do programa Quitanda Social faz reunião de avaliação e planejamento
Secretaria de Assistência Social


Nesta semana, a equipe envolvida no programa Quitanda Social fez uma reunião de avaliação e planejamento. O encontro aconteceu no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, do secretário municipal de agricultura, Felipe Almeida, da coordenadora do programa Acessuas/Conduz, Vera Suzart e também de representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e de unidades do CRAS.
O objetivo foi dialogar a respeito dos pontos positivos e também dos desafios no atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa. O Quitanda Social operou de março a novembro deste ano e chegou a atender 1.420 famílias a cada 15 dias, com kits de alimentos adquiridos de agricultores locais. Quando a ação foi iniciada, em março, eram apenas 250 famílias atendidas.
Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos fossem direcionados à ação. Além disso, foi possível desenvolver um planejamento mais amplo e assertivo e atender locais e comunidades até então não abrangidos pelo programa.
As entregas chegaram a locais como Biritiba Ussu, Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva, Vila Pomar, Residencial Novo Horizonte, Conjunto Santo Ângelo, Vila Estação, Vila Brasileira e Cezar de Souza, além de Jundiapeba, Mogilar, Vila Nova União, Jardim Layr, Jardim Piatã I e II, Residencial Novo Horizonte, Centro, Vila Moraes e Biritiba Ussu. São beneficiadas famílias referenciadas pelas unidades do CRAS e também atendidas por organizações sociais. Trata-se, portanto, de pessoas em reconhecida situação de vulnerabilidade.
O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade. Ele apoia agricultores locais e, ao mesmo tempo, pessoas já acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social, a partir da compra de alimentos frescos de produtores rurais e posterior distribuição dos mesmos, sob a forma de kits, para famílias vulneráveis.
Em função do excelente desempenho, o programa Quitanda Social foi agraciado no mês de outubro com o 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).O cronograma de 2021 já foi encerrado e a previsão é que o Quitanda Social seja retomado no primeiro trimestre de 2022.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social