Equipe do programa Quitanda Social faz reunião de avaliação e planejamento

26 de novembro de 2021

Nesta semana, a equipe envolvida no programa Quitanda Social fez uma reunião de avaliação e planejamento. O encontro aconteceu no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, do secretário municipal de agricultura, Felipe Almeida, da coordenadora do programa Acessuas/Conduz, Vera Suzart e também de representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e de unidades do CRAS.

O objetivo foi dialogar a respeito dos pontos positivos e também dos desafios no atendimento ao público em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa. O Quitanda Social operou de março a novembro deste ano e chegou a atender 1.420 famílias a cada 15 dias, com kits de alimentos adquiridos de agricultores locais. Quando a ação foi iniciada, em março, eram apenas 250 famílias atendidas.

Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos fossem direcionados à ação. Além disso, foi possível desenvolver um planejamento mais amplo e assertivo e atender locais e comunidades até então não abrangidos pelo programa.

As entregas chegaram a locais como Biritiba Ussu, Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva, Vila Pomar, Residencial Novo Horizonte, Conjunto Santo Ângelo,  Vila Estação, Vila Brasileira e Cezar de Souza, além de Jundiapeba, Mogilar, Vila Nova União, Jardim Layr, Jardim Piatã I e II, Residencial Novo Horizonte, Centro, Vila Moraes e Biritiba Ussu. São beneficiadas famílias referenciadas pelas unidades do CRAS e também atendidas por organizações sociais. Trata-se, portanto, de pessoas em reconhecida situação de vulnerabilidade.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade. Ele apoia agricultores locais e, ao mesmo tempo, pessoas já acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social, a partir da compra de alimentos frescos de produtores rurais e posterior distribuição dos mesmos, sob a forma de kits, para famílias vulneráveis.

Em função do excelente desempenho, o programa Quitanda Social foi agraciado no mês de outubro com o 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).O cronograma de 2021 já foi encerrado e a previsão é que o Quitanda Social seja retomado no primeiro trimestre de 2022.