Equipes de Atibaia e Itaquaquecetuba visitam Mogi para troca de experiências sobre o Programa Criança Feliz

Secretaria de Assistência Social

Técnicos das duas cidades estiveram em Mogi e dialogaram sobre conquistas e desafios do programa

17 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A equipe do programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social, recepcionou, na manhã desta quinta-feira (16/05), equipes técnicas de Atibaia e Itaquaquecetuba, responsáveis pelos programas Criança Feliz em cada respectivo município. O encontro teve por objetivo a troca de experiências e o diálogo sobre conquistas, desafios e alinhamentos gerais. O programa mogiano representou o estado de São Paulo recentemente em uma oficina em Brasília, para a qual apenas sete coordenações municipais de todo o país foram convidadas. 

Participaram do encontro Maria de Lourdes Burtotti de Souza, supervisora do programa Criança Feliz da cidade de Itaquaquecetuba, Ramiro Baptista Filho, supervisor do programa na cidade de Atibaia e, também de Atibaia, a visitadora e auxiliar administrativa do programa, Jaqueline Fernanda Bonani de Morais. Pela Assistência Social de Mogi, estavam presentes a diretora de Proteção Social Básica, Ana Beatriz de Oliveira Lima, a gerente municipal do programa e supervisora, Nátali de Souza Nascimento, do setor de Proteção Social Básica a psicóloga,Tailise dos Santos Mota. 

Durante o diálogo, as equipes das outras cidades apresentaram um panorama geral dos programas em cada respectiva cidade, destacando desafios, como o próprio acolhimento do Criança Feliz junto à rede socioassistencial, questões de logística, estrutura e também a complexidade envolvida na rotina diária, bem como a necessidade da integração entre o programa e outras políticas públicas, incluindo em especial as áreas da Saúde e Educação. 

Em todas as cidades, o programa se dá mediante visitas domiciliares de profissionais a famílias com crianças na primeira infância: gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças de 0 a 06 anos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas no cadastro único. Trata-se, portanto, de um acompanhamento efetivo do dia a dia dessas famílias, que busca primordialmente o fortalecimento de vínculos familiares, para que as mães, pais, cuidadoras e cuidadores tenham condições de garantir o desenvolvimento integral dos bebês e crianças das práticas e vivências dentro do ambiente familiar. 

No caso de Mogi das Cruzes, são atualmente 22 profissionais responsáveis pelas visitas, que fizeram, conforme dados do mês de março, mais de 1.300 visitas, alcançando 373 indivíduos. A equipe da cidade possui um cronograma e faz o monitoramento contínuo dessas visitas e os dados resultantes desse trabalho são computados também no IRSAS (Informatização da Rede de Serviços de Assistência Social).

O Criança Feliz atua em Mogi das Cruzes nos territórios de Jundiapeba e Vila Nova União e faz parte das ações da Proteção Social Básica do SUAS, com o trabalho vinculado ao Serviço de Proteção Integral a Famílias - PAIF, executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados nesses territórios. As visitas são realizadas em quatro dias da semana e em um, são feitos relatórios de atendimento e também reuniões e ações de planejamento. 

No município, os principais desafios são estender o serviço para outros territórios, em que as demais unidades do CRAS servem como referência e também se preparar, bem como executar, todos os ajustes que se farão necessários a partir do reordenamento do serviço, que é um processo nacional, portanto terá de ser incorporado por todas as cidades que possuem o Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz implantado. 

A diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Beatriz de Oliveira Lima, destacou ainda o sistema de alertas da Primeira Infância que está implantado na cidade, por meio do programa Mogi Cidade da Criança, em parceria com a Urban 95. A partir dele, sempre que um caso entrar no sistema, haverá uma troca de informações entre áreas como a Saúde e Educação e, identificado o desatendimento dessa criança em alguma das áreas envolvidas, será emitido um alerta, tornando aquele atendimento imediatamente prioritário e urgente. Trata-se, logo, de um importante avanço. 

Os locais de entrada para o programa Criança Feliz de Mogi das Cruzes são o CRAS Jundiapeba I, CRAS Jundiapeba II, CRAS Vila Nova União e também o CIC de Jundiapeba. O atendimento nesses locais vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6928.