Escolas municipais de Mogi das Cruzes promovem atividades no Dia D de Combate ao Bullying
Secretaria de Educação
Foram realizadas rodas de conversa, leitura compartilhada, exibição de filmes, entre outras atividades de conscientização e reflexão sobre o tema








Escolas municipais de Mogi das Cruzes participaram, nesta segunda-feira (21/10), do Dia de D de Combate ao Bullying na rede municipal de ensino. Rodas de conversa, atividades de leitura e exibição de filmes mobilizaram alunos e profissionais das unidades escolares. A data é uma alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, que aconteceu neste domingo (20/10).
As atividades foram orientadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Prevenção e Combate à Violência da Secretaria de Educação. Representantes do GT estiveram na Escola Viva Jundiapeba Profª Marlene da Silva Maldonado. Vanessa Aguilar, supervisora de ensino, Sueli Ishida, psicóloga do Pró-Escolar e os diretores de escola Nathalia Sartori e Marcelo de Souza participaram da roda de conversa com alunos dos 4º e 5º anos.
“Foi um diálogo muito importante com os alunos. Apresentamos o grupo e conversamos sobre o que é bullying, questões de comportamento e a importância do respeito e empatia entre os alunos”, contou Vanessa. As professoras das turmas também conversaram com os alunos sobre o tema.
As salas de 1º ao 3º assistiram ao filme “Zootopia”, umas das indicações do GT para desenvolver o tema com as crianças. A animação aborda a diversidade, superação de preconceitos e a cooperação. O objetivo é utilizar este e outros filmes indicados pelo grupo em discussões ou atividades educativas, promovendo reflexões e aprendizados significativos sobre o assunto.
Na EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação, os alunos fizeram a leitura compartilhada do livro "Bullying na escola - Bater é malvadeza", de Cristina Klein, o que motivou uma roda de conversa sobre o tema. A atividade do 5º ano A foi feita pela professora Débora Quedas Gadelho e a agente escolar Tânia Gonçalves. No terceiro ano, a agente fez uma leitura inicial para a discussão do tema pelos alunos, que também escolheram outros livros. As turmas também participaram de rodas de conversa para socializar as leituras, trocaram impressões e fizeram relatos.
A proposta do Grupo de Trabalho é aprofundar o tema e promover o diálogo e o acolhimento nas escolas. As unidades escolares receberam orientações sobre a formação de Conselhos Mirins e comitês com alunos e servidores. Além do estabelecimento de regras claras e campanhas visuais contra o bullying, a implementação de um sistema de denúncias anônimas e a realização de atividades de conscientização e integração para as crianças.

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05