Escolas realizam atividades no Dia de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes
Secretaria de Educação








Apresentações, atividades lúdicas e palestras com pais, responsáveis e estudantes marcaram as atividades desta quarta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. Na EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, psicólogas do DOP/Pró-Escolar falaram com os pais sobre o tema no período da tarde.
As psicólogas Karen Audrey de Souza Ferraz da Silva e Miriam de Sousa Camargo destacaram a importância da prevenção e da escuta para assegurar o direito das crianças e adolescentes. “O nosso foco é a proteção das crianças e adolescentes. A prevenção continua sendo a melhor atitude”, disse Karen. As profissionais apontaram ainda a importância da observação aos sinais, que podem indicar que algum problema está acontecendo.
Um dos pontos destacados pelos pais e responsáveis, que participaram da palestra, foi o diálogo. “Achei superinteressante a abordagem do assunto. Ser honesto e verdadeiro com nossos filhos é um meio de protegê-los. Tenho quatro filhos e a gente conversa muito”, disse Lourdes de Fátima dos Santos Chaves, mãe de aluna da unidade escolar, que atende alunos d Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Para a vice-diretora Eliane Regina Careta Macedo dos Santos, é preciso consolidar a rede de proteção para as crianças. “A gente precisa trabalhar junto, criar uma rede de proteção com a escola, família e os departamentos para que a gente possa garantir o direito das nossas crianças”, contou a vice-diretora Eliane Regina Careta Macedo dos Santos. A escola desenvolveu atividades ao longo da semana com histórias e vídeos apropriados para a faixa etária de cada turma.
No Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, os destaques da programação da unidade escolar foram a palestra com as conselheiras tutelares da cidade na terça-feira (17/05) e as apresentações de dança e teatro nesta quarta-feira (18/05). Em Sabaúna, a EM Prof. João Cardoso Pereira realizou a atividade do semáforo do toque, que também foi o tema desenvolvido na Creche Nossa Senhora do Socorro, no Socorro. A unidade uniu os pequenos alunos na campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
Pela primeira vez, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destaque no calendário escolar da rede municipal de ensino. Para articular estas ações, a Pasta instituiu o Grupo de Trabalho para Fortalecimento de ações de prevenção e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes no sistema municipal de ensino. Confira mais sobre as atividades desenvolvidas pelas escolas nas redes sociais da Secretaria de Educação.

Jogos Escolares da Sustentabilidade chegam à última semana com o tema “Mudanças Climáticas”

Cultura abre convocação de artistas para participação na Feira Literária de Mogi das Cruzes

Projeto sobre movimento é destaque nacional no Prêmio Conectando Boas Práticas 2021

Escolas municipais são premiadas em festival de dança regional neste final de semana

Parque Centenário terá evento de adoção de animais no sábado, dia 2