Exposição “Olhares Distintos II” reúne 70 fotografias produzidas por alunos de cursos de Fotografia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

A mostra reúne obras dos alunos de Fotografia e fica disponível para visitação até o dia 14 de janeiro no prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes

12 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os alunos dos cursos de Fotografia, do Fundo Social de Mogi das Cruzes, e de Fotografia de Moda, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizam a exposição “Olhares Distintos II”, que pode ser visitada até o dia 14 de janeiro, no Crescer-Centro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, destaca que a iniciativa é uma vitrine para valorizar o trabalho dos alunos. "A exposição está disponível para toda a população mogiana prestigiar de perto o aprendizado dos nossos formandos. Nossos cursos visam desenvolver a capacitação profissional de todos os participantes".

A mostra apresenta um recorte artístico dos aprendizados desenvolvidos ao longo das formações. Organizada pelo professor e fotógrafo Anderson Prado, a exposição reúne 70 imagens ampliadas em formato A3, em cores e em preto e branco, todas emolduradas em paspatur preto.

As temáticas são variadas e incluem paisagens naturais, ensaios no Parque Centenário e na Vila Helio, além de produções realizadas em estúdio fotográfico.

Cada fotografia revela o olhar singular de seu autor e reflete a evolução técnica e estética adquirida durante o curso, com domínio de recursos como abertura de diafragma, velocidade do obturador, ISO (sensibilidade do sensor), profundidade de campo, enquadramento e composição de cores.

“Mais do que aprender a manusear uma câmera, os alunos aprenderam a enxergar o mundo de outra forma. Cada fotografia é um reflexo de sensibilidade, técnica e emoção, e é isso que queremos transmitir com esta exposição”, destaca o professor Anderson Prado.

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, ressalta a importância da iniciativa para valorizar o potencial criativo dos participantes. “Quando oferecemos oportunidades de formação, abrimos portas para que talentos floresçam”, afirma.

Antes de chegar ao Crescer-Centro, a mostra foi apresentada no Polo de Cursos da Vila Brasileira, do Fundo Social, durante a cerimônia de entrega dos certificados aos formandos, nesta terça-feira (09/12).

A exposição é uma oportunidade para o público conhecer o talento dos alunos e apreciar diferentes perspectivas sobre os mesmos cenários — um convite a observar o mundo sob olhares distintos.

O Crescer-Centro fica na Rua Francisco Franco, 133, Centro.