Inscrições estão abertas para a segunda fase do projeto Retalhos da Minha Vida
Secretaria de Assistência Social
Ação visa estimular pessoas idosas a confeccionarem peças em crochê, para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade


Estão abertas as inscrições para a segunda fase do projeto Retalhos da Minha Vida - Artesanato Terapêutico para Idoso - uma realização da produtora Lightray Multimédia, em parceria com o Ateliê Aquarela, financiada pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional Aldir Blanc e com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, via Secretaria Municipal de Assistência Social e o programa Conduz.
Trata-se de uma ação, que já obteve sucesso em sua primeira etapa e que visa estimular pessoas idosas a confeccionarem peças em crochê, que serão doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os encontros terão início no dia 16 de agosto e serão realizados na Incubadora Social e na Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato, ambas em Jundiapeba.
O tema desta vez é “Do manto à solidariedade: nova fase, novos propósito”. Assim, passada a primeira fase, na qual as participantes produziram quadradinhos temáticos sobre suas histórias de vida, unindo-os em mantos coletivos por turma, o projeto entra agora em uma nova etapa, ainda mais social. Atendendo aos pedidos das próprias pessoas idosas, os grupos originais serão mantidos e ampliados, fortalecendo os vínculos já criados e o ambiente afetivo das oficinas.
Nesta fase, as participantes vão confeccionar kits em crochê para doação à comunidade em situação de vulnerabilidade de Mogi das Cruzes, com peças como casaquinhos, gorros e sapatinhos para bebês, cachecóis, golas e toucas para adultos. A produção solidária traz um novo desafio técnico e criativo às artesãs, incentivando a empatia e o sentimento de utilidade social, o que fortalece ainda mais os benefícios emocionais da atividade artesanal.
O projeto segue com seus propósitos originais, que são valorizar o patrimônio imaterial das histórias de vida das participantes e a potência simbólica do fazer manual. As peças confeccionadas na primeira e na segunda fase serão reunidas em uma exposição aberta ao público e integradas a um catálogo digital ilustrado, com registros fotográficos de todo o processo.
O projeto segue priorizando a terceira idade, com atenção especial a mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com conhecimentos básicos em crochê, residentes nos bairros atendidos. Os encontros continuam sendo gratuitos e com todos os materiais fornecidos pelas organizadoras.
Serviço: Workshop “RETALHOS DA MINHA VIDA – Artesanato Terapêutico para Idosos” Fase 2
Turma 1 – Sábados, das 9h às 11h E. M. R. Prof. Cid Torquato – DAEE – Jundiapeba
Turma 2 – Domingos, das 10h às 12h Incubadora Social CONDUZ – R. Nito Sona, 2173 – Jundiapeba
Inscrições
Dúvidas: 4799-4040 | 99945-1703 | WhatsApp: 98152-0614

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção

Saúde promove programação especial em celebração ao Agosto Dourado

Centro de Controle de Zoonoses resgata filhote de capivara ferido no Parque Leon Feffer

Conselho Mirim promove a participação democrática de estudantes na gestão de escolas de Mogi das Cruzes

Jardim das Bandeiras recebe edição da Rua Mais Feliz neste sábado