Junho Ambiental tem balanço positivo, com parcerias firmadas e boa participação do público
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
O Junho Ambiental ofereceu um mês inteiro de programações, incluindo webinários sobre temas diversos, ações práticas de campo, como plantio de mudas e soltura de animais, além de parcerias firmadas entre o município e instituições reconhecidas. Este é o balanço realizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente sobre o evento, que mobilizou professores, técnicos, especialistas de várias áreas de concentração, e principalmente a população mogiana, que participou ativamente de toda a programação.
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, explica que os objetivos do Junho Ambiental foram alcançados. “Elaboramos a programação incluindo atividades que estivessem em conformidade com diversos públicos, objetivando a transmissão de informação, conhecimento e participação popular. Os eixos temáticos, apreciados no cotidiano das atividades da Secretaria, foram abordados no Junho Ambiental com o intuito de enfatizar o desenvolvimento sustentável, que é um pilar extremamente relevante da gestão do prefeito Caio e da vice Priscila Yamagami Kähler”, afirmou.
O eixos apontados pela secretária são Clima e Energia (incluindo mudanças climáticas e pesquisas ambientais), Licenciamento e Fiscalização (que aborda a análise e licenciamento ambiental, além da fiscalização ambiental), Saneamento Ambiental (resíduos sólidos e macrodrenagem), Espaços Livres (unidades de conservação e proteção ambiental, espaços livres de lazer e sociabilidade, além de infraestrutura verde) e finalmente Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (que inclui ações de educação ambiental).
Na prática, a programação do Junho Ambiental foi concebida para oferecer eventos que atendessem a todos esses eixos – o que aconteceu na prática. Além disso, parte dos assuntos abordados se interrelacionam com o planejamento do município para a certificação do Programa Município Verde Azul.
A secretária lembra ainda que os eventos também foram estruturados para terem ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente. “Trabalhamos sempre para criar programações que se associem às agendas ambientais contemporâneas”, frisa Michele.
Foram firmados termos de cooperação e parcerias com instituições como a Fundação Florestal, o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), e a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma).
Houve a participação de representantes de universidades como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INPE), o Centro Universitário Braz Cubas, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS-SP) e o Instituto Suinã, assim como técnicos de órgãos municipais como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Escola Ambiental.
Colaboradores como produtores rurais, os apicultores e os produtores de insumos orgânicos também participaram da programação.
Os eventos registraram números expressivos. Os eventos online tiveram 287 curtidas e 1.984 visualizações. Já os plantios de mudas com eventos presenciais atraíram 328 pessoas e resultaram em 318 espécies plantadas. Já as doações de mudas totalizaram 428 espécies encaminhadas a cidadãos, todas com QR Code e cartilha de orientação, que traz informações sobre as espécies e os cuidados que devem ser tomados como cada uma.
Mogi das Cruzes inaugurará nova pista de skate no Parque Botyra no próximo dia 7
Avenida Cívica recebe grande evento natalino a partir desta quinta-feira
Departamento Pedagógico divulga resultado da votação popular para escolha dos nomes da Turma do Itapeti
Mogi das Cruzes segue na liderança da geração de emprego no Alto Tietê, com 5.662 novas vagas em 2024
Versão inédita do clássico balé “O Quebra-Nozes” será atração de Natal de Mogi das Cruzes