Lei Complementar que unifica as Procuradorias Jurídicas da Prefeitura é sancionada
Procuradoria Geral do Município




A prefeita Mara Bertaiolli sancionou, na manhã desta quarta-feira (04/06), a lei complementar que unifica as Procuradorias Jurídicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, do Semae e do Instituto de Previdência Municipal (Iprem). A medida era uma demanda do órgão e dará mais celeridade aos processos públicos, além da valorização dos servidores municipais.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal por unanimidade na sessão do dia 21 de maio. A nova legislação altera dispositivos da Lei 7.078/2015 e das Leis Complementares 35/2005 e 178/2023, adequando a legislação municipal ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade de unicidade institucional na advocacia pública.
“É fundamental esta parceria entre a administração e a Procuradoria para valorizar o trabalho dos procuradores, trazer para mais perto da administração, dos secretários para que a gente faça tudo dentro da legalidade, o que é mais correto para melhorar a vida dos mogianos. É necessário que estejam próximos para que entendam o que estamos fazendo, possam defender e também colaborar com este trabalho”, destacou Mara Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis.
Juntos, o Semae e o Iprem contam com três procuradores. Estes profissionais passam a atuar na Procuradoria Geral do Município e a demanda de toda a estrutura da administração municipal – Prefeitura e autarquias – será atendida pelo mesmo órgão.
“A Procuradoria é um órgão de defesa do município, da legalidade e também do governo legitimamente escolhido pela população para comandar a cidade. Esta nova lei representa um momento histórico, com um fortalecimento da Procuradoria, reforçando o comprometimento com a legalidade e o erário”, afirmou o procurador-geral do Município, Filipe Hermanson.
Também participaram da solenidade o secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Sever, a chefe de Gabinete, Neusa Marialva, e o diretor superintendente do Iprem, Felício Kamiyama, além dos procuradores da administração municipal.

Técnicos da Agricultura de Mogi participam do II Fórum Estadual de Influenza Aviária, que debate cenário da doença no Brasil e no mundo

Prefeitura busca apoio do Ministério da Saúde para abrir Maternidade Municipal

Trânsito e transporte coletivo na região central terão alterações para a Entrada dos Palmitos

Afogado, prato típico da Festa do Divino, será servido na rede municipal de ensino nesta sexta-feira (06/06)

Projeto Plante Água retoma doação de mudas e tem como objetivo ampliar a arborização de Mogi das Cruzes