Mais de 300 alunos de escolas municipais se apresentam na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas"

Secretaria de Educação

Os esportes apresentados foram taekwondo, ginástica, caratê e capoeira, modalidades que fazem parte das oficinas do programa Escola de Tempo Integral (ETI)

19 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta terça-feira (19/08), as apresentações do esporte de demonstração na 3ª Olimpíada e Paralimpíada "Pequenos Esportistas da Rede Municipal de Ensino", organizado pela Secretaria Municipal de Educação. O evento, realizado das 9h às 15h no Cemforpe (Vila Nova Mogilar), contou com a participação de 320 alunos de 14 escolas municipais.

As modalidades apresentadas foram taekwondo, ginástica, caratê e capoeira, que integram as oficinas do programa Escola de Tempo Integral (ETI), realizado pela Pasta. Cada escola pôde se inscrever em duas modalidades e todos os alunos receberam medalha pela participação.

Diferentemente das provas competitivas, os esportes de demonstração têm caráter educativo: as escolas começam com 10 pontos e precisam cumprir critérios como número mínimo de participantes, uniformização, execução simultânea dos gestos, organização em filas e movimentos obrigatórios. O descumprimento resulta em pequenas perdas de pontos, mas sem caráter eliminatório.

"Foi muito legal. É a minha segunda vez aqui e eu gostei bastante, porque estava junto com meus amigos. Na escola, a gente canta as músicas da capoeira, joga roda e treina a ginga", contou Fernanda Alves de Lima, de 7 anos, aluna da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety.

Thomas Willian Bertolino da Cruz, aluno da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, do Jardim São Pedro, representou sua escola no caratê e destacou a importância da modalidade. "Gostei muito de participar e espero voltar mais vezes", afirmou.

Para os familiares, ver as crianças no palco foi um momento emocionante. "É a primeira vez que venho assistir o meu filho e estou até emocionado. Ele ficou muito feliz em participar e contar para os coleguinhas. Pra mim, é uma alegria muito grande estar aqui acompanhando", disse Dalson Venilson Moraes, pai do aluno Darlon Venilson Braga Moraes, do CEMPRE Prof. Sérgio Moretti, em Jundiapeba.

Os professores reforçaram o envolvimento da comunidade escolar. "Eu fico tão ansiosa quanto eles. Os alunos passam a semana toda empolgados com os treinos e os pais também participam bastante - ajudam com organização, uniforme, cabelo e maquiagem. É um momento muito especial para todos", explicou Aline Carvalho, professora da EM Prof. Hélio dos Santos Neves, do Residencial Novo Horizonte.

Também participaram os CEMPRES Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba), Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr) e Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) e as EMs Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico), Profª Cecília de Souza Lima Vianna (Taiaçupeba), Profª Cleonice Feliciano (Jardim Piatã), João Antonio Batalha (Chácara dos Baianos), Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba) e Profª Marlene Muniz Schimidt (Vila Moraes).

A 3ª Olimpíada e Paralimpíada, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, tem o número recorde de participantes em relação às outras edições. O evento conta com apoio dos departamentos da Pasta e da Secretaria de Esporte e Lazer.