Mogi das Cruzes e Jundiaí trocam experiências sobre gestão de dados da primeira infância
Secretaria de Transparência e Dados Abertos






Na manhã desta última quinta-feira (13) a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Transparência e Dados Abertos, Saúde, Educação e Assistência Social participou de um encontro com o município de Jundiaí, sobre gestão e uso de dados da primeira infância.
O diálogo entre as cidades foi promovido pela Urban95 com o intuito de apresentar os processos de uso da ferramenta Alertas da Primeira Infância - disponibilizada gratuitamente aos municípios participantes da rede Urban95, da qual Mogi das Cruzes e Jundiaí fazem parte. A plataforma faz a integração entre os dados da Educação, Saúde e Assistência Social, com informações de crianças e gestantes.
A ferramenta cria alertas pré-definidos para ajudar na tomada de decisões, no planejamento e na melhoria dos serviços, dando suporte às equipes para analisar os dados de forma rápida e eficiente. Exemplos de alertas que podem ser definidos pelo município são: crianças fora da escola, adolescentes grávidas e gestantes que não estão cumprindo as fases do pré-natal.
A comitiva de Mogi das Cruzes foi composta pelo secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, a secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, o coordenador de Análises e Gestão de Dados, Thiago Florêncio, o diretor do Departamento de Tecnologia Educacional, Pedro Passos, além de representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social.
Mogi das Cruzes foi recebida pela gestora Vastí Ferrari Marques e sua equipe, Unidade de Gestão de Educação (UGE), que explicaram como a ferramenta tem ajudado a identificar crianças que estão fora da escola e potencializado a busca ativa para garantir o direito à Educação. Na Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a comitiva foi recepcionada pela gestora-adjunta, Franciellem Telles Germano, e sua equipe, que explicaram o uso do Alertas da Primeira Infância para o acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade de forma ágil e estruturada, ao utilizar os dados para tomada de decisões e planejamentos. No final da tarde, a comitiva visitou a UBS Esplanada, para entender como a ferramenta é utilizada por equipes que estão atendendo diretamente o cidadão.
Para o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, por meio desta conexão com uma cidade que é referência no trabalho junto à primeira infância foi possível essa troca de experiências sobre as práticas da implementação da ferramenta Alertas da Primeira Infância. "A equipe teve a oportunidade de vivenciar a aceleração do processo de integração das bases de dados de perto, por meio da aquisição de experiências em processos e serviços", conclui, Netto.
A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, por meio da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (CODATA), tem trabalhado na integração das bases de dados de toda a Prefeitura, iniciando pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A Urban95, devido à parceria com o município, disponibilizou a ferramenta Alertas da Primeira Infância, que trabalha justamente a integração dessas bases.

Mogi recebe Kadu Lins para palestra sobre a Conscientização do Autismo

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos