Mogi das Cruzes e Jundiaí trocam experiências sobre gestão de dados da primeira infância

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

14 de abril de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na manhã desta última quinta-feira (13) a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Transparência e Dados Abertos, Saúde, Educação e Assistência Social participou de um encontro com o município de Jundiaí, sobre gestão e uso de dados da primeira infância.

O diálogo entre as cidades foi promovido pela Urban95 com o intuito de apresentar os processos de uso da ferramenta Alertas da Primeira Infância - disponibilizada gratuitamente aos municípios participantes da rede Urban95, da qual Mogi das Cruzes e Jundiaí fazem parte. A plataforma faz a integração entre os dados da Educação, Saúde e Assistência Social, com informações de crianças e gestantes.

A ferramenta cria alertas pré-definidos para ajudar na tomada de decisões, no planejamento e na melhoria dos serviços, dando suporte às equipes para analisar os dados de forma rápida e eficiente. Exemplos de alertas que podem ser definidos pelo município são: crianças fora da escola, adolescentes grávidas e gestantes que não estão cumprindo as fases do pré-natal.

A comitiva de Mogi das Cruzes foi composta pelo secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, a secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, o coordenador de Análises e Gestão de Dados, Thiago Florêncio, o diretor do Departamento de Tecnologia Educacional, Pedro Passos, além de representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social.

Mogi das Cruzes foi recebida pela gestora Vastí Ferrari Marques e sua equipe, Unidade de Gestão de Educação (UGE), que explicaram como a ferramenta tem ajudado a identificar crianças que estão fora da escola e potencializado a busca ativa para garantir o direito à Educação. Na Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a comitiva foi recepcionada pela gestora-adjunta, Franciellem Telles Germano, e sua equipe, que explicaram o uso do Alertas da Primeira Infância para o acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade de forma ágil e estruturada, ao utilizar os dados para tomada de decisões e planejamentos. No final da tarde, a comitiva visitou a UBS Esplanada, para entender como a ferramenta é utilizada por equipes que estão atendendo diretamente o cidadão.

Para o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, por meio desta conexão com uma cidade que é referência no trabalho junto à primeira infância foi possível essa troca de experiências sobre as práticas da implementação da ferramenta Alertas da Primeira Infância. "A equipe teve a oportunidade de vivenciar a aceleração do processo de integração das bases de dados de perto, por meio da aquisição de experiências em processos e serviços", conclui, Netto.

A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, por meio da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (CODATA), tem trabalhado na integração das bases de dados de toda a Prefeitura, iniciando pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A Urban95, devido à parceria com o município, disponibilizou a ferramenta Alertas da Primeira Infância, que trabalha justamente a integração dessas bases.