Mogi das Cruzes é vice-campeã do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica

Secretaria de Esportes e Lazer

27 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes foi destaque nas disputas do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica, realizado no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no Mogilar. A equipe da cidade, que tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e treina no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, foi a vice-campeã na classificação da competição.

Os mogianos conquistaram duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze. O torneio reuniu mais de 100 participantes de clubes e associações do Estado de São Paulo.

Guilherme Moraes foi o campeão na classe BC1 Masculino, enquanto Maciel Santos foi o vencedor na classe BC2. As medalhas de prata vieram com Luana Amorim, na classe BC2 Feminino, e Iuri Tauan, na classe BC2 Masculino. Já as medalhas de bronze foram conquistadas na classe BC4, com Josiane Batista, no Feminino, e Fábio Dorneles, no Masculino.

“O resultado do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica foi amplamente positivo para Mogi das Cruzes nas disputas, com grandes resultados dos nossos representantes, e também fora de quadra, com uma estrutura exemplar disponibilizada pela Prefeitura, que foi elogiada pelos organizadores e pelas equipes participantes”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

Realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes,a competição é considerada o maior torneio da modalidade na região Sudeste do Brasil. As competições começaram na quarta-feira (22/10) e foram encerradas no sábado (25/10).

Além de ceder a estrutura do Ginásio Tuta para as disputas, a administração municipal foi responsável pelo transporte dos competidores. Para isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito designou ônibus do sistema municipal para a realização do serviço. Mogi das Cruzes possui 100% de sua frota adaptada para o transporte de pessoas com deficiência.

“O serviço de transporte agradou os competidores e a organização, que elogiaram a estrutura dos ônibus como uma das melhores que já foram utilizadas em competições. Agradecemos à Secretaria de Mobilidade e Trânsito pela parceria”, afirmou Fred Abib.

Os veículos que foram utilizados fazem parte da reserva técnica das empresas, ou seja, unidades que ficam disponíveis para qualquer eventualidade que aconteça com a frota operacional no dia a dia.

“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que as secretarias estejam integradas em todas as frentes de trabalho da Prefeitura. E este apoio envolve várias pastas, incluindo a Mobilidade, que tem o maior prazer em atender os atletas”, reforçou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.

A etapa em Mogi das Cruzes do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica integra o circuito nacional, que, por meio dos campeonatos regionais, classifica atletas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorrerá em dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.