Mogi das Cruzes participa de encontro nacional sobre cidades acolhedoras para a Primeira Infância

Gabinete

O evento, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 6 e 8 de agosto, reúne gestores públicos de 65 municípios da Rede Urban95

07 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Coordenadoria Especial da Primeira Infância de Mogi das Cruzes está presente no 4º Encontro Nacional Urban95, um dos principais eventos do país dedicados à construção de cidades mais acolhedoras para crianças de 0 a 6 anos. Realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 6 e 8 de agosto, o encontro reúne gestores públicos de 65 municípios da Rede Urban95, além de especialistas e parceiros técnicos de diversas áreas.

O município está sendo representado pelo coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues. "É uma oportunidade para trocar experiências, aprender com boas práticas de outras cidades e reforçar o nosso compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para acolher suas crianças. Mogi tem avançado com uma agenda consistente e intersetorial, e estar aqui fortalece ainda mais esse caminho que estamos trilhando com responsabilidade", afirmou. 

Um dos destaques da cerimônia de abertura foi a palestra do pediatra Daniel Becker, que falou sobre os desafios da infância na atualidade, como o uso excessivo de telas, a má alimentação e a violência. O palestrante também lembrou que "o sonho de toda criança é viver, brincar e se sentir segura".

A programação do encontro conta ainda com mesas de discussão, visitas técnicas e apresentações de boas práticas em áreas como saúde, educação, mobilidade e planejamento urbano. Os participantes também irão visitar a Cidade da Criança e os microparques Vila Verde e Seu Zequinha, espaços projetados para estimular o brincar, o contato com a natureza e a convivência comunitária.

"Fazer parte da Rede Urban95 tem nos permitido avançar na construção de uma gestão que coloca a criança no centro. E isso só é possível com o envolvimento de todas as áreas da Prefeitura: saúde, educação, assistência, mobilidade, urbanismo. Esse encontro reforça a importância de manter a intersetorialidade como base de toda política voltada à primeira infância, um compromisso que temos construído com o olhar atento e a liderança da prefeita Mara Bertaiolli", destacou Claudio.

A participação de Mogi no evento acontece em meio ao Agosto Verde, uma mobilização municipal voltada ao cuidado com os primeiros anos de vida. A programação inclui formações para profissionais da rede, atividades com famílias, eventos culturais e o lançamento de novos projetos, como o Cria na Paz, que promove a cultura da paz e a educação não violenta nas escolas.

Outro avanço importante da programação municipal foi a formalização da parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, referência nacional na área. A iniciativa traz para Mogi o projeto "Nelson, o Nenê", personagem que compartilha, de forma leve e acessível, orientações sobre cuidado, afeto e desenvolvimento infantil.

A Primeira Infância é uma das prioridades da atual gestão. Um dos marcos recentes foi o envio do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) à Câmara Municipal. O documento, que norteará as ações voltadas às crianças pelos próximos anos, deve ser votado ainda neste mês.

Todas essas ações estão alinhadas aos princípios do Marco Legal da Primeira Infância. A Lei Federal nº 13.257/2016 orienta a formulação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, baseadas em evidências, com participação social e articulação entre áreas. Esses princípios foram reforçados com a assinatura da nova Política Nacional Integrada pela Primeira Infância (PNIPI), realizada nesta semana.