Mogi deve receber doses da vacina contra o novo coronavírus nesta semana
Secretaria de Saúde
Mogi das Cruzes deve receber até o final desta semana o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus. De acordo com a grade divulgada pelo Governo do Estado, o município receberá 5.240 doses inicialmente, com novas remessas programadas para as próximas semanas. A informação foi anunciada pelo prefeito Caio Cunha na noite de segunda-feira (18/01), durante live realizada ao lado do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
A previsão é que a Secretaria Estadual da Saúde, responsável pelo abastecimento, faça a entrega aos municípios com mais de 200 mil habitantes ainda nesta semana. Neste primeiro momento, a prioridade é vacinar as equipes de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, como profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), hospitais e pronto-socorros.
“No ano passado, durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, foram imunizados cerca de 9 mil profissionais de saúde em Mogi das Cruzes e o que estamos recebendo inicialmente representa pouco mais de 50% desse total. É muito pouco, por isso vamos vacinar primeiro quem atua na linha de frente de cuidados aos pacientes da Covid-19”, explicou o secretário.
Durante a live, o prefeito Caio Cunha e o secretário pediram calma para a população, que deve aguardar novas instruções sobre a vacinação. “Estamos com tudo pronto para realizar a vacinação na cidade, com planejamento estratégico nas unidades de saúde e sistema drive-thru, que gerou bons resultados no ano passado, mas tudo isso dependerá do envio de doses pelo Governo do Estado”, explicou Naufel.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a vacinação contra o novo coronavírus será realizada por etapas. Na primeira, estão previstos profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. Em seguida estão previstos os idosos institucionalizados e idosos escalonados por idade. Na terceira fase de imunização entram as pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, entre outras, e a quarta fase deverá ser destinada à imunização de professores, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Apesar do início da vacinação, a população deve manter todos os cuidados amplamente divulgados, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante da mãos (lavagem ou álcool gel).

"Shrek – O Musical" chega a Mogi das Cruzes aliado a campanha do Fundo Social

Merendeira mogiana está entre as cinco melhores do País

Mutirão Cidade Bonita atende bairros do distrito de Cezar de Souza

Embalagens arrecadadas nos Jogos Escolares da Sustentabilidade são doadas ao Fundo Social

Vacinação contra Gripe e Covid-19 agora ocorre de segunda a sexta-feira