Mogi discute reativação do pacto hospitalar e avanços na Saúde
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram nesta quinta-feira (03/07), no Departamento Regional de Saúde da Região I (DRS-I), na capital paulista, para discutir a reativação do pacto hospitalar na cidade, a partir da inauguração da Maternidade Municipal, prevista para o segundo semestre deste ano. O objetivo é garantir melhorias em toda a rede de atendimento em Mogi.
Segundo o vice-prefeito, a diretoria do DRS-I manifestou-se favorável à justificativa da proposta apresentada, destacando a importância da articulação para viabilizar as melhorias. “Reforçamos o compromisso da administração municipal em fortalecer a rede de saúde, garantindo uma assistência mais eficiente, integrada e de qualidade para toda a população de Mogi. Nosso objetivo é alinhar estratégias e pactuações que garantam uma organização mais eficiente da rede hospitalar da cidade, especialmente com a inauguração da Maternidade Municipal, que ampliará significativamente o atendimento materno-infantil”, explica.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, também aponta a relevância das discussões para integração e fortalecimento da rede hospitalar, garantindo assistência de qualidade e acesso mais ágil aos serviços de saúde. “O pacto hospitalar entre as unidades de saúde municipais e estaduais organiza e otimiza os serviços oferecidos, garantindo que cada unidade atenda a demandas específicas, evitando sobrecarga e filas, além de promover uma melhor distribuição de especialidades”, enfatiza.
Dentro do pacto, para revisão do atendimento em especialidades dos hospitais da cidade, foi proposta a ampliação de atendimentos nas áreas com maior demanda, como ortopedia, oftalmologia e neurocirurgia. Também foi solicitada a implantação de 30 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 infantis.
O pacto inclui a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, que visa ampliar e agilizar o acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), para reduzir filas e tempos de espera, além de promover um atendimento mais integrado e eficiente, e a necessidade de ampliação de vagas de hemodiálise para pacientes renais crônicos da região.
Também participaram da reunião o diretor técnico do DRS-I, Edson Umeda; a diretora técnica do Centro de Planejamento e Avaliação, Neide Hasegawa; a diretora da Coordenadoria das Regiões de Saúde (CARS), Hildaleia de Fátima Leandro; além da diretora do Departamento de Regulação e Gestão, Margarida Jacques, da chefe de Divisão da Rede de Urgência e Emergência, Aline Santos de Lara, e da diretora técnica do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Silvana Kesrouani.

Criação da Diária Especial de Atividade Complementar para a Guarda Municipal é aprovada

Bandas musicais escolares se apresentam neste sábado na série de concertos "Pequenos no Auditório"

Operação Carretel Seguro combate a comercialização de linhas cortantes para pipas

Prefeitura de Mogi das Cruzes busca parceria com o Governo do Estado para investimentos no Esporte

Largo do Carmo recebe poda de árvores; Serviço é ampliado para outras áreas