Mogi encerra programação do Agosto Dourado com ações de incentivo ao aleitamento 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

27 de agosto de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes encerra nesta semana a programação do Agosto Dourado, campanha de incentivo e valorização do aleitamento. Durante todo o mês, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades da Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal, em Braz Cubas, foram palco de palestras, rodas de conversa, orientações a gestantes, entrega de brindes, sessões fotográficas e capacitações para profissionais da saúde.

Nesta quarta-feira (27/08), a USF Jardim Planalto realizou um evento especial para entrega de kits às gestantes e orientações sobre a importância da amamentação. Já na quinta-feira (28/08), às 8h30, o programa Mãe Mogiana receberá a palestra “Saúde Bucal e Amamentação”, ministrada pelas cirurgiãs-dentistas Juliana Raful e Maria Lúcia Portes. A atividade também contará com roda de conversa e sorteio de brindes para as gestantes.

Entre os destaques da programação está a capacitação voltada a cerca de 70 profissionais da rede municipal, incluindo pediatras e enfermeiros, que contou com a participação do pediatra Moisés Chencinsk, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com a apresentação da palestra “O Marketing Digital Influencia na Amamentação?”.

A divulgação do Banco de Leite Humano e do Programa de Aconselhamento, serviços especializados inaugurados em 2013, também tiveram papel de destaque durante o Agosto Dourado. Localizada no prédio da futura Maternidade Municipal, em Braz Cubas, a unidade atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento, além de captar doadoras de leite humano para bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. O espaço também oferece atendimento a gestantes e nutrizes, com orientações teóricas e práticas sobre amamentação.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, reforça a importância da mobilização:
“O leite humano é o primeiro vínculo de saúde, amor e proteção do bebê. Ao incentivar e apoiar a amamentação, estamos investindo em uma geração mais saudável e fortalecendo o cuidado integral às famílias mogianas”, destaca.