Mogi Tech Academy tem inscrições abertas para cursos gratuitos na área de tecnologia
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho










Os mogianos que quiserem iniciar uma carreira na área de tecnologia têm à disposição uma plataforma com 192 cursos gratuitos e sem limite de vagas. É o Mogi Tech Academy, um programa de formação e colocação profissional nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação, inovação e tecnologia lançado nesta segunda-feira (23/5), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O evento de lançamento do programa foi realizado na Arena do Polo Digital, em Cezar de Souza, e o link para se inscrever nos cursos já está disponível (clique aqui).
O prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler acompanharam o lançamento da plataforma, ao lado do presidente da Câmara, Marcos Furlan. Caio Cunha relembrou sua carreira profissional, ligada à área de tecnologia, e recordou-se que teve de viajar durante 12 anos para São Paulo, onde trabalhava. Os cursos de formação, segundo o prefeito, também eram poucos. Com a Mogi Tech Academy, a formação agora está à disposição dos mogianos, gratuitamente e sem limite de vagas – todos podem participar. Caio agradeceu o deputado estadual Sérgio Victor, que ajudou na construção do projeto em Mogi das Cruzes, por meio da plataforma online de formação gratuita Novo Futuro Tech.
“Hoje a Mogi Tech Academy está dando certo porque você nos acolheu, você somou força com a gente, com o Polo Digital. Queria te agradecer e te parabenizar. Obrigado, Sérgio, por essa parceria”, afirmou o prefeito, para comentar em seguida: “As pessoas estão no centro do nosso mandato. Isso aqui é uma prova de que os cidadãos estão no centro do nosso projeto. O mercado de tecnologia está borbulhando de vagas e não tem gente preparada para ocupar essas vagas. Minha provocação é: espalhem, divulguem, façam esses cursos”, completou o prefeito.
Priscila Yamagami Kähler também convidou a população a conhecer a plataforma e, principalmente, divulgá-la: “Eu quero deixar para vocês mais do que uma reflexão: um convite, uma ação, uma atitude. Convide alguém que você sabe que está precisando de uma oportunidade de trabalho. Chame para conhecer, mostre esse projeto. Ele é lindo, mas precisa de fomento, de movimento, de gente fazendo. Vamos convidar essas pessoas para virem e conhecerem o Mogi Tech Academy”, afirmou Priscila.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, reforça que o Mogi Tech Academy pretende solucionar um significativo gargalo na área de tecnologia da informação, que existe em todo o Brasil. Os cursos serão de Educação à Distância (EaD), em uma área onde faltam profissionais e que, ao mesmo tempo, oferece boa remuneração.
“São 192 opções de cursos, sem limite de vagas e que oferecerão aos alunos as tecnologias mais requisitadas pelo mercado. Os participantes farão o curso em seu próprio ritmo, com os melhores especialistas e aqueles que concluírem a carga horária necessária receberão certificados”, explica Bastianelli.
Mercado promissor
O déficit de profissionais de tecnologia da informação é crescente no Brasil e deve chegar a 800 mil vagas abertas e sem preenchimento até 2025. Além disso, é uma área que proporciona crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento. Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.
Por outro lado, muitas pessoas pensam em mudar de área de atuação e o Mogi Tech Academy oferece uma possibilidade concreta para quem tem este objetivo, oferecendo cursos gratuitos e disponíveis para todos os interessados. Neste sentido, complementa Bastianelli, será possível mitigar um pouco a demanda nesse segmento, que tanto afeta o mercado de trabalho. O secretário reforça que o setor de tecnologia é um dos que mais cresce, mais emprega e melhor remunera no Brasil.
Entre as opções de cursos disponíveis estão o “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Outra opção é o curso “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com os melhores profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio de projetos, além de aprender os atalhos para desenvolver a sua carreira. Há ainda o curso “Acelerações”, que capacita os alunos a acelerarem suas carreiras de forma imersiva, com aulas e projetos práticos.

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado quatro bairros do distrito de Braz Cubas

Semae Mogi das Cruzes leva educação ambiental de forma lúdica a escolas municipais

Semae informa paralisações programadas para manutenção preventiva e limpeza de reservatórios

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo