Mogi zera fila para 1° atendimento odontológico na rede municipal

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

12 de novembro de 2025
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A rede municipal de Saúde de Mogi das Cruzes atingiu, pela primeira vez, uma marca histórica: zerou a fila de pacientes que aguardavam pela primeira consulta odontológica. A conquista é uma das ações do programa Pró-Odonto, compromisso da atual gestão, já implantado na cidade.

O prefeito em exercício, Téo Cusatis, destaca que o resultado demonstra o compromisso da gestão Mara Bertaiolli com a saúde pública de Mogi. "A ação integra o Plano de Governo da prefeita por uma cidade com mais saúde, cuidado e respeito com o cidadão mogiano. A exemplo da odontologia, estamos atendendo a demanda reprimida dos últimos anos em outras áreas médicas, mostrando o compromisso desta gestão com o cidadão”, apontou.

Nesta terça-feira (11/11), as pessoas que ligaram para o SIS 160 já conseguiram agendar o atendimento ainda para esta semana, demonstrando a eficiência das ações adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para ampliar e agilizar o acesso aos serviços de odontologia. O tempo atual de espera é de até 10 dias - dependendo da unidade e da urgência, podem ser realizados ainda no mesmo dia.

No início de janeiro de 2025, o cenário era desafiador: havia 5.800 pacientes aguardando a primeira consulta odontológica e o tempo médio de espera era de 124 dias. Em agosto, o número de pessoas na fila havia caído para 913, uma redução de 84,26%. Agora, em novembro, toda a demanda reprimida foi atendida.

O resultado foi possível graças a um intenso trabalho de triagem e qualificação da fila de espera, realizado pela equipe de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. O processo consistiu em classificar os pacientes de acordo com o grau de urgência — se apresentavam cárie, abscesso ou se necessitavam apenas de limpeza. Após essa etapa, a lista foi enviada à equipe do Sistema Integrado de Saúde (SIS) 160, que passou a entrar em contato conforme a necessidade de cada caso.

Outra medida importante foi o combate ao absenteísmo, que chegava a 27% até setembro e subiu para 35% em outubro. Para reduzir o impacto das faltas e garantir o melhor aproveitamento da agenda, foi utilizada a capacidade máxima de atendimentos de cada dentista, dentro do período de trabalho.

Além disso, o serviço de raio-X odontológico foi expandido. Até agosto, era oferecido apenas na UBS Alto do Ipiranga e havia 100 pacientes na fila de espera. Hoje, o número caiu para 9 e o exame passou a ser realizado também nas UBSs Botujuru, Biritiba Ussú, Jardim Piatã, Nova Jundiapeba e Vila Nova União.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, ressalta que o feito simboliza a eficiência da gestão e o compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos. “Atender a toda a demanda reprimida para primeira consulta odontológica é garantir que cada paciente tenha acesso ao cuidado que precisa no momento certo. É assim que fortalecemos a saúde pública e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

A coordenadora de Odontologia, Paula Regina Lopes Godoy Beono, completa que o resultado é fruto de um esforço coletivo, planejamento e dedicação das equipes. “Conseguimos não apenas zerar a fila, mas também tornar o acesso ao atendimento odontológico mais ágil, humanizado e resolutivo”, conclui.

Após triagem e primeira consulta de odontologia, atualmente 140 pacientes aguardam para continuidade do tratamento.