Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) utiliza programas para garantir saúde e controle populacional de cães e gatos
Gabinete
Ações são conduzidas pelos veterinários do núcleo e contam com o apoio de protetoras independentes

O Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) desenvolve duas estratégias de manejo ético voltadas aos animais errantes e comunitários de Mogi das Cruzes. São os programas Captura, Esterilização e Devolução (CED) e Tratamento, Esterilização e Devolução (TED), conduzidos pelos veterinários que trabalham no local.
No CED, os cães e gatos sem tutor, especialmente de locais com reprodução descontrolada, são capturados, esterilizados, medicados e acompanhados durante a recuperação. Após a alta, os animais comunitários retornam ao território de origem, enquanto os filhotes e animais sociáveis são direcionados para adoção responsável.
Já no TED, os animais doentes ou feridos são capturados, recebem tratamento veterinário, são esterilizados e acompanhados até a recuperação. Quando possível, são encaminhados para adoção; caso contrário, os animais comunitários aptos retornam ao local de origem.
O programa conta ainda com o importante apoio de protetores independentes. A protetora Rosemeire Bellucci, por exemplo, já auxiliou no encaminhamento de aproximadamente 180 animais de rua ao Nubea para esterilização.
“A proteção animal é uma preocupação da prefeita Mara Bertaiolli e do vice Téo Cusatis. O uso de estratégias como essas e a atuação de protetoras como a Rosemeire auxiliam na saúde dos animais e no controle populacional”, explica a veterinária e coordenadora do Nubea, Margareth Cunha.
Com os programas CED e TED, o Nubea atua além do resgate, investindo em prevenção, controle populacional, assistência veterinária e adoção responsável — uma política pública que une bem-estar animal, responsabilidade e cuidado.
Além disso, o núcleo possui 100 animais abrigados e todos estão disponíveis para adoção, castrados, vacinados e com os cuidados veterinários em dia.
O Nubea também realiza feiras de adoção continuamente, com o objetivo de estimular a adoção desses animais e, consequentemente, abrir vagas para outros pets encontrados nas ruas.
O núcleo funciona na Estrada de Santa Catarina, 2540, em Cezar de Souza. Para mais informações, o WhatsApp é o (11) 94304-7596.
Ação destaca a importância da conscientização e do cuidado com a saúde mental
Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) utiliza programas para garantir saúde e controle populacional de cães e gatos
Prefeitura de Mogi amplia ações de prevenção e cuidado às mulheres durante o Outubro Rosa
Ação do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal apreende 150 quilos de cobre
Mogi promove ação de prevenção e cuidados com a saúde no Dia Mundial do Coração