Núcleo de Bem-Estar Animal resgata e recupera cães vítimas de maus-tratos
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal








O Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, vem obtendo bons resultados no trabalho de resgate e recuperação de animais vítimas de maus-tratos. O cachorro Guerreiro e a cadela Caramela são exemplos práticos de que é possível dar uma nova a vida a animais que estavam sofrendo.
A cadela Caramela foi encontrada atropelada, muito debilitada e sem conseguir andar. Em estado grave, foi prontamente acolhida pelo Plantão Veterinário do Nubea e, desde então, passou a receber acompanhamento contínuo da equipe técnica.
A situação do animal era delicada. Caramela enfrentou várias complicações e exigiu cuidados intensivos. Mas com paciência, atenção e muito carinho, ela foi reagindo e se recuperando dos ferimentos. Com alimentação adequada e atenção, em alguns meses a cadela já estava bem melhor, com peso normal e os ferimentos cicatrizados.
A melhor parte dessa jornada aconteceu neste mês, quando Caramela foi adotada. “Hoje ela vive em um lar cheio de amor, onde finalmente pode correr, brincar e aproveitar a vida como merece”, comenta a coordenadora do Nubea, a veterinária Margareth Cunha, que supervisionou toda a recuperação do animal.
Guerreiro
Já nesta semana, técnicos do Nubea, em uma ação conjunta com a Guarda Municipal, por meio da Patrulha Ambiental, resgataram o cachorro Guerreiro em Jundiapeba. Ele vinha sendo agredido diariamente e vivia sob condições de extrema crueldade.
A partir de uma denúncia registrada por meio de boletim de ocorrência, foi montada uma operação de resgate com o suporte da Patrulha Ambiental e o animal foi levado para o Nubea, onde está recebendo cuidados veterinários e alimentação, para posteriormente ser disponibilizado para adoção responsável.
Os veterinários que atenderam o caso encontraram o cachorro com marcas profundas de violência no rosto, dificuldade para mastigar devido a possíveis traumas e um olho perfurado, resultado das agressões constantes. O Nubea possui uma estrutura completa para abrigar animais resgatados, com canil, gatil e setor de atendimento veterinário.
Em casos de maus-tratos, é fundamental que o cidadão registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que as autoridades possam tomar as devidas providências. O abandono de animais é crime ambiental (Lei nº 9.605/98, artigo 32).
Atualmente, existem cerca de 100 animais abrigados no Nubea, entre cães e gatos, todos castrados, microchipados e vacinados. Todos esses animais estão disponíveis para adoção e foram resgatados das ruas. O número de animais salvos e resgatados varia mensalmente, mas as ações de captura e adoção são intensificadas para reduzir a população de animais abandonados.
A atuação dos veterinários da Prefeitura, bem como a participação de ONGs e protetores independentes, garante que muitos animais sejam resgatados, tratados e encaminhados para adoção, conforme os fluxos pré-definidos e de acordo com as necessidades específicas de cada caso.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer