Núcleo teen do Satyros apresenta espetáculo Vida Perfeita neste domingo no Centro Cultural

Secretaria de Cultura

07 de dezembro de 2017

Neste domingo (10/12), o público mogiano poderá conferir gratuitamente a apresentação de mais um espetáculo trazido à cidade pelo Circuito Cultural Paulista. O programa é uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado, a partir das Secretarias municipal e estadual de Cultura e visa a circulação de espetáculos de reconhecida qualidade por diversas cidades paulistas, disseminando arte, cultura e contribuindo para a formação de público.

O espetáculo que vem desta vez é “Vida Perfeita”, uma montagem do Satyros Teens, que é o núcleo adolescente do aclamado grupo teatral Os Satyros. Trata-se de uma produção voltada ao público que vive a fase da adolescência, que busca dar  voz àqueles que muitas vezes não se veem representados na sociedade.

Tendo o próprio corpo como ponto de partida, o espetáculo faz uso de linguagens como o teatro, a dança, a música e o circo, para refletir sobre o olhar desses jovens perante a vida, seus sonhos e suas angústias.

A peça foi desenvolvida a partir de um projeto que desde 2010 vem sendo executado pelo Satyros. Este projeto foi desenvolvido por Rodoldo García Vázquez, que é o diretor do Satyros e tem como base os fundamentos do programa “Stay or Get Away”, criado na Alemanha, mais especificamente na instituição Interkunst, no ano de 2001.

Em “Stay or Get Away”, adolescentes de vários países da Europa (Dinamarca, Alemanha e Polônia) se encontraram e criaram um espetáculo a partir de suas histórias e depoimentos pessoais. O trabalho foi apresentado em todos estes países, com excelente repercussão.

O Satyrou então começou a desenvolver o projeto no Brasil, com adolescentes da rede pública de ensino. Uma das ideias do trabalho é promover nos jovens a conscientização de seu lugar na sociedade.

Geralmente os assuntos escolhidos por esses adolescentes dizem respeito à estrutura familiar fragmentada, álcool, drogas, gravidez na adolescência, racismo, bullying, respeito ao próximo, entre tantos outros.

Para a realização de “Vida Perfeita”, foram selecionados 20 adolescentes, em um processo seletivo com mais de 200 jovens. Após esta etapa, o elenco final foi composto por 12 adolescentes que contaram suas histórias e mostraram suas habilidades artísticas.

"Vida Perfeita", logo, nasceu a partir de depoimentos pessoais dos próprios artistas que atuam na montagem, acerca de problemas do dia a dia, aspirações, conflitos cotidianos, frustrações, bem como a descoberta da sexualidade, das primeiras experiências afetivas, a aflição com relação ao futuro profissional, as dificuldades das relações familiares e também a situação do ensino público do país.

Iidealizado por Rodolfo García Vázques, o espetáculo tem direção de Emilio Rogê, Luiz Gottschalk e Tiago Leal. Também compõem a ficha técnica Dennys Leite, Alexander Matos, Jady Maria Bandeira, André Lú, Juliane Maioli eThayna Carvalho.

A peça será apresentada a partir das 19 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e a orientação aos interessados é chegar com antecedência, para garantir lugar. Tendo em vista o aspecto de inclusão, estará presente durante o espetáculo um intérprete de libras. (Lívia de Sá)