Operação Inverno amplia atendimento para pessoas em situação de rua
Secretaria de Assistência Social


Secretaria Municipal de Assistência Social já está realizando a Operação Inverno na cidade. Desde a última semana, com a queda na temperatura, foram ampliados o horário de abordagem nas ruas e o número de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua. O objetivo é oferecer abrigo e proteção no período mais frio do ano.
As equipes de abordagem agora trabalham das 7 às 21 horas e ainda mantém plantões que podem ser acionados por meio da Guarda Municipal, caso ocorra alguma situação emergencial fora desse período. O número de vagas de acolhimento passou de 156 para 175 e são ofertadas por meio de organizações sociais que trabalham em parceria com a Administração Municipal.
Como ocorre todos os anos, o período mais frio exige atenção redobrada da equipe da Assistência Social. “Nosso trabalho é de convencimento. Realizamos rondas nos pontos monitorados em todos os períodos, manhã, tarde e noite, sempre em constante diálogo para que aceitem o acolhimento, principalmente entre os mais idosos”, explica o agente social e coordenador do Centro Pop, Osni Damásio da Silva.
Infelizmente, muitas pessoas em situação de rua ainda recusam o atendimento por conta do forte vínculo com a rua, associado a fatores como a dependência química, e os agentes sociais não podem realizar o acolhimento de maneira forçada.
A Assistência Social coordena ações integradas de abordagem às pessoas em situação de rua de forma contínua e permanente. Atua em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus, Largo Francisco Ribeiro, Shangai, Praça Osvaldo Cruz e Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, além dos terminais rodoviários e ferroviários. Os assistentes e agentes sociais conversam com homens e mulheres e fazem um trabalho de orientação ao Centro Pop, que realiza a triagem e o encaminhamento aos serviços de acolhimento.
Os interessados pelos encaminhamentos contam com quatro unidades gerenciadas por organizações sociais que contemplam três casas de passagem e um abrigo institucional, sendo um dos serviços de atendimento exclusivo para mulheres. Nestas instituições, as pessoas em situação de rua recebem todo o apoio imediato como banho, roupas limpas e alimentação. Paralelamente, os assistentes sociais e psicólogos fazem o levantamento de todas as demandas dessa pessoa, desde documentação até contato com parentes, visando resgatar vínculos familiares. Num segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras atividades que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.
Para acionar a Abordagem Social basta ligar pelo telefone 97096-0923.

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo